1930 - É criada a Ordem dos Advogados do Brasil

Publicado em 18 de novembro de 2011 às 10h33min

Tag(s): OAB



Os planos de reorganização da Corte de Apelação e da criação da Ordem dos Advogados do Brasil tomaram impulso com a eclosão da Revolução de 30. Distanciado do modelo oligárquico vigente até então, o novo Estado, de caráter centralizador, propiciou o surgimento de novas forças no panorama político.
Nesse cenário, o procurador-geral do Distrito Federal, André de Faria Pereira expôs ao Ministro da Justiça, Osvaldo Aranha, a importância de modernizar o organismo da Corte de Apelação, com objetivo de aprimorar os serviços jurisdicionais e ampliar a produtividade de seus julgamentos.
Em resposta, o Ministro confiou ao próprio procurador o desenvolvimento do decreto que foi assinado pelo Chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas. Entre as determinações do decreto estava a criação da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. Era o reconhecimento oficial da advocacia, como profissão e tarefa sócio-política.
A OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros. Para saber mais de sua atuação, acesse aqui o site oficial da Ordem.
Fonte: Hoje na História/Jornal do Brasil

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]