Arcebispo de Natal agradece parceria com a UFRN

Publicado em 07 de dezembro de 2011 às 10h23min

Tag(s): UFRN



A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz recebeu visita do arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício e Macêdo, que agradeceu a parceria da Arquidiocese com a Universidade e tratou, ainda, de projetos que serão desenvolvidos conjuntamente pelas duas instituições, como o Centro Documental Potiguar e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação.
O arcebispo estava acompanhado da irmã Vilma, do setor de arquivo da Arquidiocese e responsável pela criação do Centro Documental Potiguar, e José Bezerra Araújo, coordenador do Mutirão de Comunicação, evento que se realizará em Natal, entre outubro e novembro de 2013. Dom Matias foi recebido, também, pela chefe de Gabinete, Célia Ribeiro, pelo pró-reitor Adjunto de Planejamento, Jorge Dantas, e pelo professor Deusimar Brasil, da
Pró-reitoria de Extensão.
Dom Matias, que no momento aguarda resposta do Vaticano a seu pedido de aposentadoria, agradeceu a atenção dispensada pela UFRN à Arquidiocese, afirmando que a expectativa é que as parcerias continuem.
A reitora Ângela Paiva destacou a importância do Centro Documental Potiguar, um projeto de arquivo da memória do Estado, que deverá ser trabalhado conjuntamente com vários departamentos da Universidades, dentre os quais os departamentos de História, Biblioteconomia, e Arquitetura, entre outros.
A Universidade, segundo Ângela Paiva, tem obrigação de trabalhar as questões da memória, cuidando de seus registros e para cumprir essa exigência, precisa de suporte tecnológico e de pessoas. Estamos fazendo história em setores que se complementam e queremos saber como colaborar, frisou a reitora, referindo-se à parceria entre Arquidiocese e UFRN.
Responsável pela criação do Centro Documental Potiguar, a irmã Vilma informou que a Arquidiocese dispõe de documentos importantes, alguns datados de 1700, outros registros do período colonial, um acervo riquíssimo do Rio Grande do Norte e do País.
Como exemplo, a irmã Vilma citou os 50 anos da Campanha da Fraternidade, movimento que começou em Nísia Floresta e hoje transformou-se em nacional, e o Movimento de Educação de Base (MEB), também iniciado no Estado e posteriormente expandindo-se para todo Brasil.
O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será realizado de 27 de outubro a 1º de novembro, na UFRN, será uma parceria da Arquidiocese de Natal, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, envolvendo o Departamento de Comunicação. O tema do Mutirão será Comunicação e Participação Cidadã - meios e processos, e será aberto à comunidade.

Agecom

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]