Vencedores do Prêmio Professor Samuel Benchimol

Publicado em 08 de dezembro de 2011 às 15h39min

Tag(s): SBPC



Uma cerimônia na Choperia da Lagoa, em Macapá (AP) consagrou os vencedores do Prêmio, na última sexta-feira (2). O evento coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fundação Tumucumaque) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), contou com a participação de autoridades e representantes das Instituições de Pesquisa Nacionais e do Estado do Amapá.
O prêmio foi criado a partir de 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) além de estimular inúmeros projetos para o desenvolvimento ambiental, econômico, social e tecnológico da Amazônia, mantém viva a memória de Samuel que será lembrado sempre pela causa que defendeu por toda a vida: "o desenvolvimento sustentável da Amazônia deve respeitar quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo".
A Embrapa Amapá conquistou o primeiro lugar no Prêmio Professor Samuel Benchimol 2011, na categoria ambiental, com o projeto intitulado "Controle biológico de moscas-das-frutas na Amazônia: um caminho para desenvolvimento sustentável da fruticultura", liderado pelo pesquisador Ricardo Adaime da Silva, coordenador das pesquisas na área de entomologia.
O segundo lugar na categoria social ficou com a amapaense Liliane Aparecida Robacher, com o projeto "Requalificação Urbana e Ambiental na Área Habitacional da Zona Portuária Baixada do Ambrósio, Santana, Amapá. Para a comunidade científica amapaense, é um privilégio e uma satisfação ter dois trabalhos do Amapá contemplados com um Prêmio tão importante para a Ciência e Tecnologia do País.
Outras informações e a lista completa dos agraciados nas demais categorias estão no site http://www.amazonia.desenvolvimento.gov.br.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]