A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 10h28min
Tag(s): UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Editora Universitária, lançou no final da tarde desta quarta-feira, 7, no hall do auditório da Reitoria, os livros “Síntese Cronológica da UFRN – 1958/2010, de autoria do escritor Veríssimo de Melo e atualizado pela professora Carmem Lúcia de Araújo Calado, e “Dom Eugênio Sales e a Imprensa”, organizado por Jurandyr Navarro.
A solenidade de lançamento foi precedida de apresentação do professor Alexandre Atmarama, da Escola de Música da UFRN. A reitora Ângela Paiva Cruz fez entrega do livro “Síntese Cronológica da UFRN” a Silvio Noronha de Melo, filho do escritor Veríssimo de Melo.
Em seu discurso, a reitora da UFRN fez uma saudação especial aos organizadores das obras lançadas, Jurandyr Navarro e Carmem Calado.
Segundo a reitora, a obra de Jurandyr “dá-nos a chance de acompanhar a trajetória do comunicador religioso do hoje Cardeal Eugênio Sales. Livro importante para os seus admiradores e para os pesquisadores que buscam definir-lhe o perfil”.
A obra de Carmem Calado, disse ainda reitora, reúne um importante repositório de informações sobre a UFRN. “Revela-se, em sua nova feição gráfica e com os ricos acréscimos que lhe fez, um livro de grande utilidade para os novos e futuros pesquisadores da história da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.
Carmem Calado, responsável pela atualização do livro “Síntese Cronológica da UFRN – 1958/2010, lembrou a época em que decidiu iniciar sua pesquisa, quando houve uma greve de três meses nas universidades brasileiras e ela aproveitou o tempo ocioso. No aniversário de 50 anos da Universidade, foi-lhe solicitado essa atualização do livro de Veríssimo.
Em seu discurso, ela fez referências ao então governador Dinarte Mariz, responsável pela criação da UFRN, ao historiador Luís da Câmara Cascudo, que discursou na solenidade da instalação da Universidade, além de Onofre Lopes, primeiro reitor, e Otto de Brito Guerra, primeiro vice-reitor.
Jurandyr Navarro, organizador do livro “Dom Eugênio Sales e a Imprensa”, afirmou em seu discurso que Dom Eugênio Sales e a Igreja Católica do RN sempre deram valor à imprensa, “desde Padre João Maria”. Ele escreveu artigos pra vários jornais do Rio de Janeiro (Jornal do Brasil e O Globo) e alguns de São Paulo. O autor/organizador citou, ainda, alguns jornais criados no Estado, por religiosos, dentre os quais o jornal 8 de Setembro, um dos pioneiros, e A Ordem, “esse teve vida mais longa”, frisou.
Estiveram presentes ao evento a reitora Ângela Paiva Cruz, a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, o reitor do Seminário São Pedro, Ajosenildo Nunes, representando a Arquidiocese de Natal, Sílvio Noronha, filho do autor Veríssimo de Melo, o ex-reitor Ótom Anselmo de Oliveira, o ex-vice-reitor Nilsen Carvalho, pró-reitores, professores e funcionários
da Instituição.