Regulamentação da profissão de físico avança na Câmara

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 15h50min

Tag(s): SBPC



Uma importante batalha travada pela Sociedade Brasileira de Física começa a ser vencida no Congresso Nacional. O Projeto de Lei que tem por objetivo regulamentar a profissão de físico foi aprovado em uma das comissões da Câmara e está mais perto de passar a valer.
Demanda histórica dos físicos, que muitas vezes têm dificuldades para exercer a profissão em áreas específicas (como física médica ou geofísica), por falta de regulamentação específica, o projeto de lei 1025/2011 foi apresentado pelo deputado Mendes Thame em 13 de abril.
O passo inicial foi submetê-lo à análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, onde ele entrou em 5 de maio, com parecer favorável do deputado Mauro Nazif. Agora, no último dia 30, houve a aprovação.
A próxima etapa, ainda por acontecer, é o envio do projeto para a Comissão de Constituição e Justiça. "Se for aprovado lá, ele não terá de ir a plenário, a não ser que algum deputado solicite isso especificamente", diz Amando Ito, presidente da Comissão de Regulamentação da SBF, que acompanha de perto e interfere ativamente no processo.
Passado pela Câmara, ele precisa ir ao Senado para receber também naquela casa a aprovação dos parlamentares. Só então pode ser levado à Presidente Dilma Rousseff, para ser oficializado na forma de Lei.
O sucesso na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público é razão para comemorar, mas não significa uma vitória completa. A SBF e a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) concordam em linhas gerais com o Projeto de Lei que está tramitando, mas têm reparos e inclusões a sugerir.
"Tivemos uma reunião com o deputado Mendes Thame no último dia 10 e destacamos a necessidade de inclusão de itens específicos relacionados às atividades em Física Médica e em Geofísica", afirma Ito. "Ficou acordado que essas alterações seriam apresentadas pelo deputado na ocasião oportuna."
A solicitação conjunta da SBF e da ABFM tem o sentido de especificar melhor, como habilitação específica, a prática profissional em Física Médica e Geofísica, descrevendo com precisão que atividades podem ser exercidas pelos devidamente qualificados.
A SBF acompanha de perto a tramitação pela Comissão de Constituição e Justiça, aguardando a definição do relator do projeto para poder com ele se reunir e estimular a inclusão dessas alterações.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]