Dilma entrega Prêmio Finep de Inovação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 15h47min

Tag(s): SBPC



Pela primeira vez em 14 anos de existência, o Prêmio Finep encerra sua última etapa reconhecendo inovadores de norte a sul do País. Na cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores nacionais ontem (15), no Palácio do Planalto, todas as regiões estavam representadas.
Ao todo foram sete as categorias premiadas, incluindo as especiais Inventor Inovador, Grande Empresa e Inovar. O troféu de melhor Micro e Pequena Empresa foi para a Reason Tecnologia (Sul), o de Média Empresa ficou com a Scitech Produtos Médicos (Centro-Oeste), e o prêmio de melhor Instituição Científica e Tecnológica coube ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Nordeste). Em Tecnologia Social, venceu o projeto da Ataic - Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Norte). O troféu da categoria Inventor Inovador (apenas para candidatos com patente concedida no INPI e efetiva comercialização de suas criações nos últimos três anos) foi para o doutor em física pelo ITA, Vladimir Jesus Trava Airoldi.
Na categoria Grande Empresa, as três concorrentes (Weg, Embraer e Braskem) receberam troféus, sendo a grande vencedora a Braskem (Região Sudeste), seguida da Embraer. Os três vencedores do Prêmio Inovar, outra categoria especial do Prêmio Finep, com calendário próprio e cuja cerimônia de premiação aconteceu em novembro, no Rio de janeiro, também foram homenageados pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
No Prêmio Inova saíram vitoriosos o Fundotec II, gerido pela FIR Capital (Categoria Equipe), o fundo Logística Brasil FIP, da BRZ Investimentos (Categoria Governança) e o FMIEE Stratus GC, liderado pelo Stratus (Categoria Operação). Os vencedores do Prêmio Finep, com exceção da categoria Inovar, receberão recursos não reembolsáveis, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões.
Emoção na entrega - "Esse é um momento importante e nós vimos o entusiasmo dos ganhadores, o que só valoriza este Prêmio. O Governo reconhece pessoas e instituições que criaram inovações que resultaram em processos, produtos e novos serviços. E vocês são exemplo para todos os brasileiros, pois são a vanguarda no nosso desenvolvimento", afirmou a presidente Dilma Rousseff, após a entrega dos troféus, compartilhada com os demais integrantes da mesa: o vice-presidente da República, Michel Temer, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, o presidente do Senado Federal, José Sarney, e o presidente da Finep, Glauco Arbix.
O primeiro troféu para a categoria Tecnologia Social foi entregue pela presidente Dilma para a coordenadora da Ataic, Josineide Barbosa Malheiros. "Este Prêmio se insere num esforço maior do Governo para ter um país mais rico e mais forte, com maior capacidade de agregar valor, de inovar e de dar o salto fundamental", ressaltou Dilma. Para a presidente, o Brasil tem que enfrentar dois desafios simultaneamente: combater a miséria e criar tecnologias avançadas. "Se conseguirmos vencer estes desafios, o Brasil também poderá receber o Prêmio Finep", concluiu.
Para o ministro Aloizio Mercadante, o Prêmio tem um significado especial porque ciência, tecnologia e inovação estão no patamar mais importante do planejamento estratégico do Estado brasileiro. "Temos que fazer inovação melhor e com menores custos se quisermos fazer diferença", disse o ministro. Em seu discurso, o presidente da Finep, Glauco Arbix, enfatizou: "Inovação é gente. Gente que engenha, mistura, combina e cria. Gente é a matéria-prima da inovação".
Conheça os vencedores do Prêmio Finep de Inovação 2011 - Etapa Nacional: http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=2764

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]