Reitora em exercício da UFRN viaja a Brasília para reunião da Andifes e posse dos novos ministros

Publicado em 24 de janeiro de 2012 às 14h48min

Tag(s): Agecom UFRN



A reitora em exercício da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, viaja nesta terça-feira, 24 de janeiro, a Brasília, para participar da 101ª reunião extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e para participar da Cerimônia de Posse dos novos Ministros da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A reunião da Andifes acontecerá às 9h, e tem como assuntos principais da pauta a apreciação das pendências da associação no exercício de 2011 e assuntos relacionados com a contratação de professores temporários pelas instituições de ensino superior.
Às 11h, a reitora segue para o Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde a Presidenta da República, Dilma Rousseff, conduzirá a cerimônia de posse dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.
À tarde, a reitora prestigia a solenidade de transmissão de cargos nos dois ministérios. Às 15h, Aloizio Mercadante transmite o cargo ao novo Ministro do MCTI, Marco Antônio Raupp. Às 17h, Aloizio Mercadante recebe o cargo de Ministro da Educação de Fernando Haddad.
Sobre os novos ministros
O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que atualmente ocupa o cargo no ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, disse se sentir honrado com a nova indicação. Em nota oficial, reconheceu o empenho e dedicação de Fernando Haddad à frente do MEC e destacou que, “ele realizou uma grande transformação na qualidade da educação no Brasil”.
Sobre seu substituto, Marco Antônio Raupp, Aloizio Mercadante disse: “da mesma forma, sinto-me muito seguro quanto à competência e ao espírito público do Dr. Marco Antônio Raupp, que trabalhou na minha equipe como presidente da Agência Espacial Brasileira do MCTI”.
O novo representante do MCTI, também divulgou nota à imprensa. Ele declarou que mesmo com 40 anos de militância nas atividades científicas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, o novo cargo é um enorme desafio.
Marco Antônio Raupp disse reconhecer que a ciência, a tecnologia e a inovação são essenciais ao desenvolvimento social e econômico do Brasil e acrescentou que espera contar com a participação ativa das comunidades científica, tecnológica e empresarial para dar conta da missão.

Agecom UFRN
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]