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Publicado em 07 de fevereiro de 2012 às 16h08min
Tag(s): Agecom UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, a partir desta segunda-feira, 6, a quarta edição do Curso de Iniciação à Docência (CID), uma ação integrada das pró-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação.
Oferecido aos alunos de pós-graduação da UFRN que farão parte do Programa de Docência Assistida, o curso tem a função de fomentar uma reflexão crítica acerca do processo de ensino-aprendizagem e do sistema de formação do professor brasileiro. Além disso, o CID pretende contextualizar o pós-graduando sobre a função social do ensino nas universidades do País, principalmente na UFRN.
Dividido em dois módulos de 45 horas, a programação do CID 2012.1 será estendida durante o semestre, com palestras e discussões que serão realizados em todos os centros da Universidade. “Tem muita gente que pensa que para ser professor basta saber dar uma palestra. Mas dar aula não é a mesma coisa. É preciso saber interagir com o aluno e passar o conteúdo da mesma forma que aprendemos”, afirmou o professor Alexandre Menezes, pró-reitor de Graduação.
A reitora da UFRN, professora Ângela Maria Paiva Cruz, falou da importância da integração entre as teorias e a prática das salas de aula, essencial para a formação do docente. “É muito cara a mim enquanto professora essa integração entre graduação e pós-graduação. Desde que comecei a ensinar, aprendi que não dá para ser professora por osmose ou intuição. Há várias ciências que contribuem para isso, inclusive para a construção de relação professor/aluno, que é um fator fundamental para o aprendizado”, afirmou.
“É preciso que vocês saibam que não estarão formando apenas um técnico superior, mas formando pessoas e cidadãos. Muitos dos que entram na Universidade são jovens e precisam de exemplos e lições de cidadania”, completou. De acordo com a reitora Ângela Paiva, a proposta da docência assistida também é de reestruturar o programa de pós-graduação atual, considerado por muitos educadores excessivamente “conteudista”.
Para a reitora, “há uma crescente valorização da pesquisa pela pesquisa e a ausência de capacitação e preparação para a docência durante a pós-graduação”. A reitora reforçou a importância da pesquisa, mas lembrou de que é importante que haja uma retroalimentação de todo conhecimento na sala de aula.
A Docência Assistida
Idealizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN, o programa consiste na atuação do pós-graduando em atividades acadêmicas supervisionadas diretamente por um professor do quadro fixo da Universidade. Na UFRN, o programa nasceu junto com as propostas de reestruturação do Reuni e, apesar de recente, já conta com 217 bolsistas. “Estamos na UFRN fazendo um resgate, para que a bolsa de docência não seja apenas uma atividade obrigatória da pós-graduação”, afirmou a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, professora Fernanda Nervo Raffin, também coordenadora do evento.
Programação
O Curso de Iniciação à Docência teve início com a palestra da professora Fernanda Nervo Raffin, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação da UFRN (PPG), no auditório da Reitoria e com a palestra do professor Ricardo Lins, presidente da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), no prédio da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT). O primeiro módulo do curso vai até o dia 10, com palestras em diversos centros da Universidade.