Pesquisadores brasileiros protestam contra cortes no orçamento de C&T

Publicado em 09 de março de 2012 às 15h12min

Tag(s): SBPC



A decisão do governo federal de cortar cerca de 20% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para 2012 está impactando negativamente no exterior. Os protestos da comunidade científica brasileira ecoaram nesta quarta-feira (7) em reportagem publicada no site SciDev.Net e reproduzida online pela prestigiosa revista "Nature".
Confira abaixo a íntegra da matéria, em tradução livre.
Entidades científicas brasileiras manifestaram preocupação com a decisão do governo de cortar o orçamento de ciência, tecnologia e inovação em quase um quinto. Dos 3,8 bilhões de dólares (R$ 6,7 bilhões) previstos no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para 2012 - valor que já tinha sido aprovado pelo Congresso - foram cortados no último mês (15 de fevereiro) em cerca de 850 milhões de dólares, como parte dos esforços para reduzir o orçamento global do governo em 31 bilhões de dólares.
O financiamento da ciência foi aumentando ano a ano ao longo dos oito anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo tempo de governo se caracterizou por um forte apoio a ciência. Mas o orçamento do ministério agora encolheu pelo segundo ano consecutivo na administração da nova presidente Dilma Rousseff, apesar das promessas de continuar as políticas de seu antecessor.
O financiamento está agora em cerca de um terço do que era em 2010 - uma tendência preocupante, de acordo com Luiz Davidovich, diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC). "No ano passado, a redução poderia ter sido vista como um 'acidente' - refletindo as intenções do governo de balancear o orçamento no contexto da crise econômica global. Mas um segundo corte começa a parecer uma política governamental", disse ele ao SciDev.Net.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) enviaram cartas públicas de protesto ao governo. A presidente da SBPC, Helena Nader, disse ao SciDev.Net que a presidente Dilma vem dando mensagens contraditórias sobre suas intenções no governo sobre o futuro dos investimentos em C,T&I.
Helena disse que a presidente destacou a importância da C,T&I no País ao anunciar o 'Plano Maior' do governo, em agosto de 2011, e novamente quando indicou Marco Antonio Raupp como o novo ministro da Ciência em janeiro deste ano. "Apesar disso, o orçamento teve um corte significativo - e no nosso entendimento, a presidente analisou todos esses cortes," disse.
Na nota pública de protesto, a SBF afirma estar preocupada e decepcionada com a decisão de impor novos cortes em um momento de crescimento do Produto Interno Bruto. Davidovich e Helena disseram que os cortes no orçamento irão afetar a produtividades e tornarão o Brasil menos atrativo para os cientistas - com um possível aumento da conhecida 'fuga de cérebro'. "Qual pesquisador de sucesso iria querer trocar um país com investimentos estáveis por um país onde eles não sabem o que acontecerá no próximo mês?", questiona Helena.
Confira a matéria original no link: http://www.nature.com/news/brazilian-researchers-protest-budget-cuts-1.10187.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]