Andifes realiza seminário sobre internacionalização de universidades

Publicado em 13 de março de 2012 às 10h06min

Tag(s): Ensino Superior



O Seminário "Internacionalização das Universidades Federais" acontecenesta terça-feira (13), em Brasília. A ideia do encontro é reunir vários atores do cenário acadêmico, político e internacional para ampliar as discussões nas universidades sobre a internacionalização e assim buscar formas de operacionalização para a realização de um programa de expansão, excelência e internacionalização nas universidades federais.
Na abertura do encontro a diretoria executiva da Andifes apresentará os convidados. Na primeira mesa o reitor Clélio Campolina (UFMG) e a conselheira Almerinda Augusta de Freitas Carvalho (DCE/MRE) discutirão porque é preciso internacionalizar as universidades federais.
Na segunda mesa o ministro Marco Antonio Raupp (MCTI) falará sobre a internacionalização da ciência brasileira. Logo depois, o ex-presidente da Andifes, secretário da SESu, Amaro Lins, discutirá o tema "Políticas de Governo para Internacionalizar as Universidades Brasileiras".
Em seguida haverá palestra sobre "Desafios e oportunidades para os Estados Unidos e Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação". O convidado será John Holdren, assessor especial do presidente americano, Barack Obama, para Ciência e Tecnologia, diretor da Divisão para Políticas em Ciência e Tecnologia da Casa Branca e co-diretor do Conselho Presidencial de Assessores em Ciência e Tecnologia (PCAST).
No período da tarde os diretores e presidentes dos Colégios da Andifes debaterão sobre os "Desafios para a Internacionalização das Universidades Federais". O professor Geraldo Luiz dos Reis Nunes (UFRJ) da diretoria do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), professor Isac Medeiros (UFPB) do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi) e a professora Nídia Majerowicz (UFRRJ) do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Ifes (Cograd) farão a palestra.
Logo depois, convidados das instituições de fomento ao ensino superior, Geraldo Nunes Sobrinho (Capes) e o cice-presidente do CNPq, Manoel Barral Neto, falarão acerca das práticas a serem adotadas pelas Universidades Federais para Operacionalizar os Programas de Internacionalização. Ao final será elaborada a agenda para internacionalização das universidades federais.
Fonte: Andifes

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]