Comissão discute articulação entre trabalhadores e movimentos sociais

Publicado em 18 de abril de 2012 às 11h21min

Tag(s): Movimentos Sociais



A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza audiência pública hoje à tarde para discutir a articulação com entidades trabalhadoras e movimentos sociais de forma a definir uma agenda comum de promoção dos direitos humanos e da cidadania.
Autor do requerimento da audiência, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) lembra que a classe trabalhadora brasileira tem sido vítima frequente das violações de direitos humanos, mas tem sido também protagonista de lutas que têm significado avanços nessa mesma pauta de direitos. As mobilizações das últimas décadas têm demonstrado essa capacidade de conquistas, como ocorreu, por exemplo, durante a Assembleia Nacional Constituinte, ou por meio das marchas setoriais a Brasília, com resultados importantes, exemplifica o deputado.
Segundo ele, este é um bom momento para aproximar a luta pelos direitos humanos das lutas trabalhistas, uma vez que muitos dos objetivos das agendas dos diversos segmentos de trabalhadores coincidem com a agenda dos direitos humanos.
O secretário de Articulação Social da Presidência da República Paulo Maldos confirmou sua presença na audiência. E também foram convidados para o debate representantes das seguintes entidades:
-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil;
- União Geral dos Trabalhadores (UGT);
-Central Única dos trabalhadores (CUT);
-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil;
- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag);
- Ministério da Pesca e Aquicultura;
- Via Campesina do Brasil;
- Organização das Mulheres Campesinas;
-Central Geral dos Trabalhadores (CGT);
-Conlutas- Central Sindical e Popular;
-Comunidades Quilombolas; e
-Movimento dos Sem Terra.
A audiência será realizada às 14 horas no Plenário 9.
Fonte: Agência Câmara
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]