Formação universitária aumenta chances de empregos para professores

Publicado em 07 de maio de 2012 às 10h49min

Tag(s): Ensino



De acordo com dados do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi constatado que aproximadamente 25% dos professores que trabalhavam nas escolas de educação infantil e ensino fundamental I e II do país em 2010 ainda não têm diploma de ensino superior.
Segundo o Inep, esses profissionais cursaram apenas até o Ensino Médio ou o antigo Curso Normal, e a maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na educação infantil, onde eles representam 43,1% do total. Já nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, e este percentual cai para 15,8% ente o 6° e o 9º ano.
Apesar do expressivo contingente de professores sem diploma universitário (eram mais de 530 mil em 2011), o quadro - de acordo com os profissionais de educação de Volta Redonda e Pinheiral - tem apresentado uma grande melhora.
Segundo a diretora de uma escola particular localizada no bairro Aterrado, em Volta Redonda, Cláudia Schiavo, todos os professores que atuam na educação infantil e primeira fase do ensino fundamental na instituição são graduados e 90% deles são pós-graduados. Apesar da graduação não ser uma exigência da lei, é um dos critérios exigidos no processo seletivo da escola.
- Mesmo as estagiárias estão terminando o curso de Pedagogia ou já tem o diploma universitário. A escola valoriza muito a titulação dos professores e estagiárias e sempre procura incentivar a formação deles, estimulando a participação em congressos e cursos e, depois, facilitando na promoção desses profissionais dentro da instituição - afirmou.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Patrocínio, a graduação permite ao professor aprender novas técnicas de educação, e por esse motivo é muito difícil um profissional não diplomado conseguir emprego na rede particular de ensino.
- Em nossa escola a titulação dos professores facilita a ascensão profissional, apesar de alguns optarem por permanecer no pré-escolar por decisão própria - conclui.
Em Pinheiral
Segundo a diretora do departamento pedagógico de Pinheiral, Regina Celi, a preocupação dos professores em adquirir a graduação tem aumentado muito, representando mais de 50% dos profissionais concursados.
- Nós investimos no plano de cargos e carreiras de acordo com a lei federal, possibilitando uma gratificação a mais aos professores graduados, pós-graduados, com mestrado e doutorado, mas, apesar disso, todos devem seguir as normas estabelecidas pelo concurso público do município. Muitos dos graduados optam por realizar um novo concurso para o segundo segmento do fundamental e, assim, ficam com duas matrículas, aumentando a renda - explica. - É um fator positivo tanto para o município quanto para os alunos, pois melhora a qualidade do ensino em Pinheiral - elogia.
Aumento de graduados em VR
De acordo com o diretor-presidente do Sinpro (Sindicato dos Professores do Sul Fluminense), João Dalbone, a maioria dos professores tem se preocupado em adquirir o diploma universitário, apesar de enfrentar barreiras como a falta de tempo.
- Acredito que 75% dos três mil professores ligados ao sindicato possuem Ensino Superior. A diplomação é muito importante, aumenta as chances do profissional de educaçãono mercado de trabalho - argumenta.
Opção
Uma das alternativas para quem já atua em sala de aula e quer aprimorar a formação é a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para licenciaturas. O programa paga as mensalidades de um curso universitário particular e, depois da formatura, o estudante pode abater sua dívida se trabalhar em escolas da rede pública - cada mês em serviço abate 1% do valor.
Dalbone considera a iniciativa interessante, mas acredita que deveria ser mais ampliada e melhorada para que todos sejam beneficiados.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]