Escola Agrícola de Jundiaí abre a XIX Semana de Zooctenia da UFRN

Publicado em 23 de maio de 2012 às 09h48min

Tag(s): Agecom UFRN



A XIX Semana de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo tema é “Qualidade de Vida por Meios Sustentáveis”, foi aberta na noite dessa segunda-feira, 21, no Auditório Professor Otto de Brito Guerra, da Reitoria.
Participaram da solenidade a vice-reitora da UFRN, professora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, o diretor da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), professor Júlio César de Andrade Neto, e a coordenadora da Semana de Zootecnia, professora Janete Gouveia, entre outros, como professores, alunos e funcionários.
A vice-reitora destacou a importância do evento para as unidades acadêmicas especializadas em Ciências Agrárias, como a EAJ, e desejou uma semana muito produtiva, com bastantes estudos e debates profícuos para todos os envolvidos.
Os docentes e diretores presentes lembraram que temas de grande relevância serão discutidos ao longo da semana, como o novo Código Florestal Brasileiro, inserido no cenário da moderna agropecuária brasileira. As demais discussões seguem a temática escolhida para esta edição, voltada para os novos desafios da sustentabilidade.
O professor Júlio César de Andrade Neto, diretor da EAJ, lembrou os resultados satisfatórios que o Curso de Zootecnia da UFRN vem obtendo nas avaliações em níveis nacionais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) do Ministério da Educação (MEC).
Acerca do tema do evento, o professor Júlio César destacou que as pesquisas e os estudos nas mais diversas áreas, como a Zootecnia, podem auxiliar no aumento da produção alimentar, na bioenergia, na criação de novos postos de empregos e no próprio combate à fome.
Durante a solenidade, foi proferida a palestra “A zootecnia no cenário nacional e as perspectivas do sistema” pelo professor Walter Motta Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O professor chamou atenção para os direitos e deveres do zootecnista, que se encontram assegurados por lei. Walter Ferreira também relatou o histórico de crescimento desta área agrária pelo País.

Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]