UFRN debate ditadura militar no I Festival de Cinema pela Verdade

Publicado em 29 de maio de 2012 às 10h16min

Tag(s): Agecom UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS) recebe, nesta segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), o I Festival de Cinema pela Verdade.
O evento é promovido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Além da UFRN, o “Cinema pela Verdade” contempla outras 80 universidades distribuídas por todas as 27 capitais federativas.
O evento é gratuito e visa exibir filmes e realizar debates sobre o período da ditadura civil-militar e suas consequências na história do Brasil, através de eventos e iniciativas como estas que fazem parte do projeto “Marcas da Memória”, iniciativa da Comissão da Anistia.
Podem participar estudantes, pesquisadores, professores e a sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas acessando o seguinte link: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline. A inscrição dá direito a certificado de participação.
A programação contempla exibição de documentários seguidos de debates sobre o período da ditadura militar e suas consequências para o país. Além dos debates, em cada sessão haverá sorteio do livro “Ditadura Militar no RN”, escrito pelo historiador Luciano Capistrano.

PROGRAMAÇÃO

28 de maio (Segunda-feira)

14h – Documentário Cidadão Boilsen (Chaim Litewski, 2009)
Mesa: A Verdade e a Justiça pós-Ditadura Civil Militar

19h – Documentário Hercules 56 (Silvio Da-Rin, 2006)
Mesa: Marcas da Repressão e Cidadania no exílio

29 de maio (Terça-feira)

9h – Documentário Condor (Roberto Mader, 2007)
Mesa: A anistia política no Rio Grande do Norte
 

Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]