Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica discute programa nacional dos CVTs

Publicado em 30 de maio de 2012 às 08h57min

Tag(s): SBPC



O 2º Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, que começa hoje (29), em Florianópolis, vai discutir os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), experiência iniciada no Ceará que se tornou um programa nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na mesa "Centros Vocacionais Tecnológicos e Rede de Educação Profissional", proposta pela Universidade de Brasília (UnB), o tema será discutido com o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), que implantou o modelo quando era secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará e tem defendido a sua expansão no País, com o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco, e Remi Castioni, professor da Faculdade de Educação da UnB, coordenador da pesquisa de avaliação dos CVTs.
A discussão acontece amanhã (30), das 14h às 17h no Centro de Convenções CentroSul, na Ala Sul - Passarela Nego Quirido - Sala 08, tendo como foco problematizar a existência dos Centros Vocacionais Tecnológicos em espaços de atuação similares a outras iniciativas. Na ocasião, Ariosto Holanda apresentará os resultados do diagnóstico sobre Assistência Tecnológica às Micros e Pequenas Empresas, que coordenou pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara, que propõe política para o setor, indica fontes de recursos e conclui com um projeto de lei.
O tema será debatido por Edson Ary, reitor do Instituto Federal de Educação do Pará e Rolando Vargas Vallejos, gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Nacional. A apresentação de casos será feita pelo Instituto Federal do Pará, CentrAICiência - Centro de Recursos em Educação Científica, Tecnológica e Ambiental: Rede Ciência para Cidadania, por Rui Chaves, pró-reitor de Extensão e Waldinete Conceição do Socorro Oliveira da Costa Rolim, diretora, e sobre a Rede Centec por Francisco Onias Oliveira, coordenador da Divisão de Projetos e Assistência Tecnológica do Centec.
No dia 31, das 14 às 17h, o tema CVT será abordado no painel "Organização Sociais: Parceria estratégica para ampliação da educação profissional no Brasil", na Ala Sul, passarela Nego Quirido no CentroSul, sala 4. O evento faz parte do eixo temático I do Fórum - Educação, Universalização e Democratização - Ações afirmativas para a educação profissional e tecnológica. Participam da mesa, proposta pela Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb), o deputado Ariosto Holanda, que abordará o tema "CVT como estratégia de capacitação funcional e tecnológica".
Na ocasião, o superintendente da Ceteb, Claudenir Moreira Machado, abordará o tema Experiência de associação na gestão de educação profissional, e mediará a mesa. O tema "As relações do estado da Bahia com as Organizações Sociais" será enfocado por Milton de Sousa Coelho Filho, coordenador executivo de Programas de Parcerias de Gestão da Secretaria de Administração do Estado da Bahia. No mesmo painel, Alexis Vargas, coordenador de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, discutirá o tema "As contribuições e as dificuldades das entidades qualificadas na relação com o Estado".
Além de Ariosto Holanda, os deputados Newton Lima (PT-SP) e Pedro Uzcai (PT-SC) participam do 2º Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica como membros da Comissão de Educação da Câmara.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]