Governo aceita equiparação da Carreira Docente com a da Ciência e Tecnologia

Publicado em 13 de junho de 2012 às 11h43min

Tag(s): Carreira Docente



Retomada a mesa de negociação nesta terça-feira, 12 de junho, o Governo Federal aceitou a equiparação salarial das carreiras do Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) com a de Ciência e Tecnologia, principal reivindicação do PROIFES-Federação.
“A ideia é que tenhamos uma referência remuneratória para as nossas carreiras e essa referência seria então a Carreira de Ciência e Tecnologia. Poderemos trabalhar nessa linha 24h por dia, para que possamos trazer para a próxima Mesa uma proposta com esse teor”, afirmou Amaro Lins, secretário da Sesu.

Mesa do GT de Carreira


O Governo concordou, ainda, com a progressão por titulação de D1 para D3 para os docentes de EBTT, enquanto não for publicado o regulamento previsto na Lei 11.784.
A próxima reunião acontece dia 19 de junho, quando o governo apresentará proposta, embora não definitiva. E a segunda data seria 2 de julho, prazo final para o encerramento das negociações. “Vocês são a primeira categoria para a qual admitimos essas antecipações. Para todas as demais estamos mantendo o dia 31 de julho”, afirmou o secretário de Relações de Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça.
Durante o debate, o PROIFES-Federação cobrou avanços em vários outros pontos como a expansão das Universidades e Institutos Federais, com qualidade; a reafirmação na Mesa de que não haverá nenhum recuo em relação à isonomia estrutural e remuneratória entre MS e EBTT conquistada pela entidade em 2008; a retirada da MP 568 os itens que introduzem mudanças na forma de cálculo da insalubridade e da periculosidade; e a correção das distorções ocorridas em 2006, quando da criação da classe de associado, época em que ativos e aposentados que ficaram represados por muito tempo no nível 4 da classe de adjunto foram severamente prejudicados.
Reunião do PROIFES-Federação
Nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de junho, o PROIFES-Federação realiza uma reunião ampliada de seu Conselho Deliberativo com o objetivo de analisar a atual conjuntara e aprovar eventuais encaminhamentos.
Contudo, a entidade informa em sua página, que um posicionamento mais referenciado só será possível após 19 de junho, quando da efetiva apresentação pelo governo de proposta concreta, conforme compromisso assumido.
Clique aqui e confira relato completo do PROIFES-Federação.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]