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Publicado em 21 de junho de 2012 às 16h43min
Tag(s): UFRN
A reitora Ângela Paiva Cruz e a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes comemoram neste início de junho o primeiro ano de gestão, quando foram registrados avanços significativos, em especial no que se refere à democratização do acesso ao ensino superior, contribuindo fortemente para a inclusão social.
Com a adesão ao ENEM/SiSU, parcialmente (50%) a partir de 2013, e totalmente (100%) a partir de 2014, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte avança na sua intenção de abrir suas portas, cada vez mais, para um maior número de pessoas, em especial para o aluno da rede pública de ensino.
As mudanças registradas nos últimos 12 meses, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz, ocorreram em indicadores de todos os Programas Estruturantes previstos no Plano de Gestão 2011/2015. Ela destaca, dentre estes, o avanço acadêmico com qualidade.
Com os processos seletivos Vestibular e Enem/SiSU, a oferta de vagas passa de 6.589 neste ano de 2012 para 6.864 em 2013, significaram um crescimento de 275 novas vagas. Foram aprovados novos cursos pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), como o bacharelado interdisciplinar Tecnologia da Informação e Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas em Ciências Agrárias, além do aumento da oferta de vagas em cursos do Campus central.
A reitora ressaltou a boa avaliação interna e externa da educação a distância, o que, segundo ela, foi resultado do processo de institucionalização da modalidade, simultaneamente com a modalidade presencial. Os cursos presenciais estão sendo estruturados para terem até 20% de seus componentes curriculares a distância, ajudando a flexibilização da oferta de componentes curriculares.
A preocupação com a inclusão pode ser observada não somente com a ampliação de vagas, mas também com ações desenvolvidas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Neste período de um ano houve um incremento de R$ 1 milhão nas bolsas de auxílio técnico e R$ 320 mil nas bolsas de extensão, beneficiando 380 e 164 estudantes, respectivamente. Outros auxílios, como transporte e moradia, tiveram incremento de recursos, e outros novos foram instituídos, como o auxílio-atleta, auxílio-creche e auxílio óculos.
A internacionalização da instituição contribui para a melhoria do ensino da graduação e da pós-graduação, que se dá através da participação da UFRN em missões em outros países, acordos de cooperação e mobilidade de alunos. Ao longo desse primeiro ano, a UFRN participou de oito missões em outros países e assinou 28 novos acordos de cooperação acadêmico-científica com universidades de países como Cuba, Canadá, Polônia, Espanha, Holanda, Itália, Argentina e Alemanha, entre outros.
Nesse mesmo período, a UFRN recebeu 51 alunos estrangeiros e possibilitou a saída de 104 estudantes, 12 dos quais foram através do Programa Ciência sem Fronteira, para um ano de estudos em universidades dos Estados Unidos.
Ainda na internacionalização, na área das artes e cultura, o destaque vai para a missão na Universidade de Riga, na Letônia, quando professores de Artes e da Escola de Música fizeram apresentações e exposição, como a do artista plástico César Revorêdo. A Escola de Música e o Núcleo de Arte e Cultura promoveram concertos e exposições de artistas de outros países.
A pós-graduação registrou boa evolução, passando de 82 para 86 programas (mestrado e doutorado), enquanto as residências médicas cresceram em mais 7 programas. Quatro novos programas de pós-graduação stricto sensu entraram em funcionamento este ano: os mestrados em Ciências Climáticas e Ciências Florestais, e mestrados profissionais em Design e Educação em Saúde.
Cinco novas propostas de mestrado profissional foram aprovadas no último mês e maio pelo CONSEPE e encaminhadas à CAPES, para funcionar a partir de 2013: Interdisciplinar em Saúde (FACISA), Gestão de Processos Institucionais, Energia Elétrica, Letras(CERES-Currais Novos) e em Saúde e Tecnologia em Comunicação Humana.
O ensino técnico foi destacado pela reitora, especialmente os cursos inclusos no PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Houve um aumento de 19 cursos, nos quais inclui-se o de Tecnologia da Informação, do Metrópole Digital, o que significa um avanço na qualificação e capacitação dos servidores públicos, um dos grandes beneficiados por essa modalidade de ensino, frisou a reitora Ângela Paiva.
A consolidação da política de inovação e o consequente fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica, conforme está prevista numa das linhas de ação do Plano de Gestão 2011/2015, também mereceu destaque nesse primeiro ano de gestão. Foram criadas mais 8 Empresas Juniores, solicitadas 8 patentes e mais 11 empresas foram incubadas.