A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 26 de junho de 2012 às 09h19min
Tag(s): UFRN
O Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN promove palestras a respeito da tecnologia da informação na educação e sobre processos conscientes durante o sono na próxima terça-feira, dia 26 de junho na biblioteca “Árvore do Conhecimento”, localizada na sede do Instituto.
A primeira palestra, às 14h, será proferida pelo engenheiro da computação e neurocientista Diego Fernández Slezak, do Departamento de Computação da Universidade de Buenos Aires, Argentina, com o tema “OLPC@escola - incorporando tecnologia da informação no ciclo do ensino e aprendizagem”.
A proposta de Slezak é mostrar que, com o desenvolvimento da tecnologia da informação, a diferença entre as abordagens tradicionais de ensino e os desafios reais está se tornando mais evidente.
A proposta é ajudar a suprir essa lacuna, capitalizando iniciativas recentes e proporcionando computadores portáteis de baixo custo para alunos de escolas de ensino médio e fundamental. Um dos exemplos apontados pelo neurocientista é o Uruguai, onde essa nova ferramenta educacional é produzida em larga escala.
Cerca de 400 mil crianças de escolas de ensino fundamental utilizam a mesma plataforma digital, o que abre novas possibilidades e resulta em uma profunda reformulação do ensino e da aprendizagem.
A partir dessa perspectiva da tecnologia da informação, o desafio é criar interfaces com esse vasto repositório sobre desenvolvimento cognitivo para converter problemas conceituais relevantes para a prática educativa em questionários analíticos e quantificáveis.
A segunda palestra será proferida às 15h pelo médico, físico e neurocientista Jacobo Sitt, do Laboratório Unicog lab, INSERM, Paris, intitulada "Acene a cabeça se você pode me ouvir...", sobre processos conscientes discriminatórios durante o sono, a anestesia e o coma profundo.
Durante a palestra será apresentado um conjunto de experiências para distinguir esses processos utilizando técnicas de neuroimagem (magnetoencefalografia e eletroencefalografia), de forma independente do relatório consciente do paciente. O neurocientista afirma que o sono e a anestesia representam as formas mais frequentes de perda da consciência.
A palestra vai mostrar ainda que o estudo dos marcadores eletrofisiológico que distinguem as fronteiras entre essas condições pode esclarecer mais sobre neurofisiologia dos processos conscientes, com possíveis aplicações clínicas.
O ICe fica na avenida Nascimento de Castro, 2155, Morro Branco. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3215-2708 ou 3215-2709.
UFRN