Projeto ajuda professor da UFRN a trabalhar com grandes turmas

Publicado em 28 de junho de 2012 às 09h37min

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 Aprovado no edital do Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade do Ensino da Graduação da UFRN, o projeto O ensino cooperativo como instrumento para a qualidade e excelência da educação superior, do professor José Henrique Fernandez, da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), teve sua primeira etapa encerrada na última sexta-feira, 22, com uma exposição de banners e apresentações dos trabalhos dos alunos.
Foram 16 banners apresentados por turma na Escola de Ciência e Tecnologia. Até o final do ano deve ser publicado um livro, onde será socializada toda essa experiência com os alunos, informou a professora Elena Mabel Brutten, vice-coordenadora do projeto.
Entre os objetivos estão diminuir o índice de evasão e repetência e apoiar a melhoria da qualidade da aprendizagem desenvolvida com os alunos, assim como incentivar e apoiar o processo de ensino, utilizando dinâmicas e abordagens sociais para melhorar a aprendizagem em grandes turmas.
Desta forma, a ideia é aumentar a eficiência em torno da aquisição das habilidades e competências previstas na disciplina, e ao final, desenvolver a socialização de aprendizagens e apresentação de resultados em workshops, explicou o professor José Henrique.
Trabalhando com duas turmas de 120 alunos cada, o professor José Henrique Fernandez quis iniciar um processo de sensibilização para que os alunos trabalhem em rede solidária, através da escolha de tutores, que dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem.
“Esses tutores atuaram como líderes de pequenos subgrupos de estudo dentro da grande turma. O trabalho deverá ter continuidade neste segundo semestre, mas com outro professor”, informou Henrique Fernandez.

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