27 ganhadores do Premio Nobel de Física se encontram com jovens cientistas do mundo inteiro

Publicado em 03 de julho de 2012 às 09h17min

Tag(s): SBPC



Educar, inspirar e conectar. Esse é o mote do Lindau Nobel Laureate Meeting, evento que promove, pelo 62º ano (a primeira edição foi em 1951), o encontro de jovens e promissores cientistas com pesquisadores premiados com o mais alto reconhecimento da ciência, o Prêmio Nobel. Este ano, 592 investigadores de 69 países dividirão o espaço do Inselhalle, local onde acontece o evento, com 27 vencedores do Nobel.
Os participantes foram encorajados a não se deixarem levar pela "timidez" e aproveitarem a oportunidade de conversarem com "mentes brilhantes". Grande parte dos palestrantes foi distinguida com o Nobel de Física, disciplina tema do encontro (a cada ano a matéria muda). Porém, também há vencedores do Nobel de Química e Medicina, por exemplo.
Até o dia 6 de julho, haverá palestras, sessões especiais e painéis, além de master classes com o objetivo de estreitar o diálogo entre diferentes gerações e culturas. Dentre os principais assuntos, figuram física de partículas, cosmologia, mudanças climáticas e produção e armazenamento de energia.
CERN ao vivo - Um dos painéis mais esperados ocorrerá na próxima quarta-feira (4) e anunciará recentes avanços nos laboratórios do CERN, com um link ao vivo para o centro de Genebra. Terá a participação dos premiados com o Nobel David Gross, Carlo Rubbia, George F. Smoot e Martinus Veltman. Desde a semana passada especula-se que o CERN vai anunciar mundialmente a confirmação da existência do Bóson de Higgs.
Neste domingo (1º), a condessa Bettina Bernadotte deu início à cerimônia, contando que o "espírito" do evento é dividir "o entusiasmo pela ciência a o desejo de enfrentar os desafios pelos quais o mundo passa agora", tais como a utilização de energias renováveis.
Tanto a condessa quanto Annete Schavan, ministra da Educação da Alemanha, destacaram a Lindau Mediateque, disponível na internet (www.mediatheque.lindau-nobel.org), que reúne "60 anos de história da ciência", com perfis dos ganhadores, conferências, entre outras informações relevantes para pesquisadores, professores e pessoas interessadas em ciência em geral.
Além disso, durante a cerimônia de abertura, o presidente de Cingapura, Tony Tan, foi empossado como membro honorário da assembleia da Fundação Lindau Nobelprizewinners Meeting, por sua "atuação modelo" e "devoção à ciência e educação" em seu país.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]