Reitores destacam aspectos conceituais e avanços da proposta do governo para os professores

Publicado em 20 de julho de 2012 às 11h15min

Tag(s): UFRN



 A reitora Ângela Paiva Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participou da reunião do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, com os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior, na sede da Andifes, na tarde da última terça-feira, 17. Durante a reunião, o ministro Mercadante apresentou os argumentos técnicos e políticos da proposta de carreira ofertada aos professores das universidades federais e os reitores destacaram os aspectos conceituais e os avanços que a proposta significa para a carreira docente.
Segundo a reitora Ângela Paiva Cruz, o ministro mostrou-se disposto a negociar várias questões e destacou, na oportunidade, que atender às universidades é uma ação estratégica do governo para apoiar o desenvolvimento do País.
Os reitores mostraram a necessidade de o governo chegar a um acordo com os professores e fechar uma proposta para, em seguida, iniciar a negociação com os servidores técnico-administrativos das universidades federais, que não foram contemplados na proposta apresentada.
O ministro comprometeu-se em analisar as demandas dos técnicos após o fechamento da proposta aos docentes, respeitando os prazos legislativos para aprovação do orçamento de 2013.
Nessa reunião com os reitores, o ministro Mercadante defendeu a proposta de carreira e o reajuste dos docentes, evidenciando os eixos que valorizam a docência, como titulação, dedicação exclusiva e regime de progressão por mérito.
Veja matéria no portal da Andifes:
http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6838:ministro-debate-com-reitores-proposta-para-os-professores&catid=15&Itemid=100

UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]