Morre Aloísio Teixeira, ex-reitor da UFRJ

Publicado em 24 de julho de 2012 às 08h46min

Tag(s): SBPC



Faleceu na manhã desta segunda-feira (23), vítima de um ataque cardíaco, o ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aloísio Teixeira. Ele era professor titular do Instituto de Economia da instituição, onde ingressou em 1981, e exerceu cargo de dirigente máximo da universidade entre 2003 e 2011. O corpo está sendo velado na escadaria da capela do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, até as 18h.
Em nota de pesar, o atual reitor Carlos Levi disse que "o professor Aloísio imprimiu à UFRJ a marca do diálogo, da preocupação com o acesso universal ao Ensino Superior e, sobretudo, da reflexão, características de sua longa trajetória na administração pública e no ensino. Para ele, as Ciência Humanas e Sociais deveriam ter a centralidade no processo de reestruturação da Universidade, instituição indispensável para a construção de um projeto nacional sólido para a nação". Levi foi pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da universidade durante a gestão de Teixeira.
O professor se formou na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro em 1978. Cinco anos depois, obteve o título de mestre pela UFRJ. Ele concluiu o doutorado em 1993, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação da professora Maria da Conceição Tavares.

SBPC

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]