Vice-presidente do ADURN-Sindicato avalia o resultado do Plebiscito

Publicado em 01 de agosto de 2012 às 11h37min

Tag(s): Entrevista



A contraproposta de carreira e reajuste salarial apresentada pelo governo no dia 24 de julho foi aprovada por ampla maioria (67,8%) pelos docentes da UFRN. A deliberação foi tomada em plebiscito realizado pelo ADURN-Sindicato nos dias 30 e 31 de julho.
Para o vice-presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, a consulta representou mais um passo de aprimoramento da gestão democrática da diretoria que “tem se mostrado, desde 2008, como acertada, correta, e detentora de credibilidade diante da categoria”.


Nesta entrevista ele avalia a realização e o resultado da Consulta e agradece a participação dos professores, avaliada como expressiva.
Como a diretoria avalia a realização deste processo de Consulta Eletrônica?
A diretoria avalia que é mais um avanço dentro do processo de escolha democrática dos professores. A diretoria do Sindicato implementou o plebiscito como forma de deliberação da categoria, e esta consulta eletrônica representa mais um passo de aprimoramento desta democracia. Achamos que foi um sucesso o plebiscito, com uma participação expressiva, onde os professores responderam de forma democrática, sem pressão, à afirmação ou negação da proposta do governo.
O que representa o resultado deste Plebiscito?
A UFRN se posicionou, mais uma vez, de forma positiva a este processo de negociação.
A aprovação da proposta do governo, que era o indicativo da Diretoria, obteve 67,8% dos votos. Isto por si só já demonstra que bem além da vontade da metade dos professores se posicionaram a favor da aceitação da proposta.
Quais serão os próximos encaminhamentos do ADURN-Sindicato?
O ADURN-Sindicato, como membro do PROIFES, encaminhará o resultado ao Conselho Deliberativo da Federação e espera que o PROIFES-Federação, na reunião com o Governo nesta quarta-feira, 01 de agosto, se posicione, mostre o resultado do processo em todo o país e assine a proposta, que apesar de não ser a melhor, é, dentro do clima de tensão em que se desenvolveu este processo, a mais aceitável possível.
Caso a proposta seja aprovada pelas demais entidades federadas ao PROIFES, o que significará a assinatura de um acordo com o Governo?
Incontestavelmente é a vitória da perseverança e do crédito que nós temos dado ao método político de negociar. Em momento algum as negociações foram interrompidas por parte do PROIFES-Federação, pelo contrário. Foi o Governo que, unilateralmente, rompeu as negociações, e outros sindicatos que entram intempestivamente numa greve em meio às negociações. O ADURN-Sindicato , membro do PROIFES-Federação, se mostrou a todo momento partidário da negociação intermitente e a justeza da nossa luta se desagual nesta proposta que traz alguns aspectos significativos para carreira.
A gestão democrática do ADURN-Sindicato na prática tem se mostrado, desde 2008, como acertada, correta, e detentora de credibilidade diante da categoria. Agradecemos os professores a participação e esperamos que nas próximas consultas o universo se amplie.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]