PROIFES-Federação debate os Desafios da Educação e do Movimento Docente em Encontro

Publicado em 03 de agosto de 2012 às 11h52min

Tag(s): Encontro Nacional



Com o objetivo de debater o atual cenário, desafios e perspectivas da educação pública superior no Brasil e do trabalho docente, o PROIFES-Federação realiza o VIII Encontro Nacional da entidade. O evento acontece entre os dias 07 e 10 de agosto, em Brasília, e pautará os grandes temas da atualidade das Instituições Federais de Ensino Superior e do Movimento Docente.
O ADURN-Sindicato, filiado ao PROIFES-Fórum desde janeiro de 2010, e agora com a responsabilidade de forjar um sindicato que tenha a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a representatividade dos professores, participará mais uma vez do Encontro.
Durante cinco dias de trabalho, professores de todas as regiões do país debaterão questões vinculadas à esfera acadêmica, que apontam os caminhos para a luta sindical. “Nestes encontros conseguimos ter uma perspectiva de todo o cenário educacional do país e discutimos como podemos melhorar a qualidade do ensino. Isto é traduzido nas nossas lutas junto ao Governo e ao Congresso Nacional”, ressalta o vice-presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.
Para o professor, o encontro consolida, também, o PROIFES-Federação como uma entidade presente no processo de luta dos professores das IFES. Depois de oito anos da sua criação, o PROIFES passou a exercer um papel significativo na categoria docente e ampliou sua influência na representação dos professores, quer de ensino superior, quer da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico, tornando-se referência nacional na defesa dos educadores e da educação, mudando o movimento docente e criando paradigmas para o aperfeiçoamento de todo o sindicalismo brasileiro.
Atualmente, a entidade é a única representativa dos docentes de IFES a estar presente em todas as mesas de negociações com o Governo Federal e, por ter destaque nas discussões da Conferência Nacional de Educação (CONAE), tornou-se a única representante da categoria a participar do Fórum Nacional de Educação. Atualmente, foi a única entidade representativa do Movimento Docente a assinar o Termo de Acordo com o governo, que garante reajuste salarial mínimo de 25% e máximo de 40%, dividido em três parcelas anuais, a partir de março de 2013, na proporção de 40%, 30% e 30%..
Criado em 2004, o PROIFES é visto como alternativa de luta e de conquistas pela categoria docente das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) e mesmo sendo jovem, já compõe a esfera diretiva da Internacional da Educação (IE) na América Latina.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]