VIII Encontro Nacional discutiu os desafios da Educação Superior e do Movimento Sindical

Publicado em 13 de agosto de 2012 às 09h16min

Tag(s): Encontro Nacional



Docentes de universidades e Institutos federais além de autoridades e especialistas em educação de todo o país estiveram reunidos no VIII Encontro Nacional do PROIFES – Federação para discutir o atual cenário, desafios e perspectivas da educação brasileira. Entre os principais temas estão: a Educação superior no Brasil, América Latina e Caribe; a Expansão do sistema de universidades e institutos federais; a Carreira docente, a campanha salarial e previdência social; bem como Movimento sindical.
O evento, que aconteceu em Brasília, entre os dias 07 e 10 de agosto, contou com a presença dos presidentes do Comitê Regional para América Latina da Internacional de Educação (IEAL), Hugo Yasky, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Vagner Gomes, da Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga, além do diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pedro Armengol.
Também participam do Encontro os presidentes sindicais dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), dos Funcionários do Banco Central (SINAL), além dos deputados federais Erika Kokay, Fátima Bezerra, Emiliano José, Antônio Carlos Biffi. Confira a programação completa.
O homenageado deste ano foi o vice-presidente da entidade e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernando Antônio Sampaio de Amorim, que faleceu no último dia 02.
A Federação
Na edição anterior, docentes das Instituições Federais de Ensino Superior – filiados ao PROIFES – que almejavam uma organização sindical com princípios de soberania, pluralidade, descentralização, independência e democracia, aprovaram a transformação do status sindical do Proifes-Fórum para PROIFES-Federação. O projeto de Federação, que alia o desejo de autonomia local com a necessidade de representação nacional, consolidou-se após as conquistas obtidas pela entidade nos últimos anos, resultado de uma nova postura do movimento docente nos processos negociais.
Com PROIFES-Federação
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]