Os caminhos que levam à Universidade

Publicado em 03 de setembro de 2012 às 10h30min

Tag(s): Ensino Superior



Cotas étnicas e sociais
O que é:
Projeto de lei, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, que obriga a destinação de 50% de todas as vagas ofertadas por universidades e institutos federais de ensino superior e de nível médio, para estudantes oriundos de escola pública e de etnia declarada como preta, parda ou indígena.
Como vai funcionar:
O texto institui três critérios para os 50% de vagas reservadas: rede de ensino, renda familiar e cor e raça. Os candidatos devem participar da seleção (Vestibular ou Enem/SiSU) empregado pela instituição. Assim, 25% das vagas do vestibular serão para candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Já a porcentagem da cota para pretos, pardos e indígenas não é fixa e varia para cada unidade da Federação, de acordo com a proporção dessas populações apontadas pelo Censo do IBGE.
Enem
O que é:
Uma prova realizada pelo Ministério da Educação, via Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (Inep), para avaliar a qualidade do ensino médio no país.
Para que serve:
A nota é usada no sistema de seleção universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), como parte do vestibular, ou ainda para concessão de bolsas do ProUni em universidades particulares, e obtenção de financiamentos através do Fies. Serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
SiSU
O que é:
É o Sistema de Seleção Unificada. Uma plataforma online usada pelos estudantes que participam do Enem para inscrição nas instituições de ensino superior que aderiram ao sistema.
Como funciona:
Tem duas edições ao ano e sua dinâmica é por turnos. Durante o dia, fica aberto a seleção e modificação por parte dos estudantes e na madrugada (23h59 às 06h00) é fechado a edições. Neste momento o sistema gera o ranking classificatório. No dia seguinte, o sistema é reaberto para os estudantes verificarem sua classificação no curso escolhido ou alterarem o curso/universidade.
Vestibular
O que é:
Prova para medir os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, se consagrou como principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil por um século. Não é caracterizado como concurso público.
Como funciona:
Cada Universidade pode adotar modelo e metodologia - desde que tipo de provas, quantidade de dias e escolha de conteúdos - a critério da instituição, supervisionado pelo MEC.
As formas de ingresso nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado:
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A instituição oferece este ano 50% das vagas via vestibular tradicional e o restante pelo Enem/SiSU. A partir de 2014, a adesão ao Enem/SiSU será total.
Vestibular: Este é o último certame da Comperve, composto por provas de múltipla escola e discursiva por área de conhecimento do curso escolhido. São 3.015 vagas disponíveis
Enem/SiSU: Este ano, 3.849 vagas serão ofertadas pelo sistema de seleção unificada, a partir da nota do Enem.
Cotas: Usa o sistema de Argumento de Inclusão para estudantes de escolas públicas. Ainda não se posicionou sobre a Lei de Cotas.
Total: 6.864 vagas
UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
Realiza o Processo Seletivo Vocacionado, usa a nota do Enem como parte da seleção e tem sistema de cotas.
Vestibular: Com provas de múltipla escolha de todas as disciplinas, com conteúdo de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido. São 2,4 mil vagas ofertadas.
Enem: Usa até 20% da nota, caso o aluno solicite no ato da inscrição, para complementar o resultado do vestibular.
Sisu: A instituição estuda a adesão ao processo de seleção.
Cotas: 50% das vagas são destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino. Não adota cotas etnicas.
IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte
O Instituto Federal utiliza a nota obtida no Exame nacional do Ensino Médio (Enem) em dois processos de seleção para o Ensino Superior.
Vestibular: Processo seletivo interno a partir do desempenho do aluno no Enem, do ano a escolher, usado para os campi da Zona Norte e interior. São ofertados por ano 900 vagas.
SiSU: Oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada, a partir da nota do Enem, é usado apenas para seleção dos candidatos do campus Natal Central. São 500 vagas ao ano.
Cotas: A Instituição oferece 50% das vagas para estudantes egressos da rede pública de ensino. Não adota cota racial.
Ufersa - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
A Universidade oferece a totalidade das vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa a nota do Enem.
Vestibular: Abolido em 2010.
Enem/SiSU: Esta é a única forma de ingresso na instituição. A partir da nota do Enem, o candidato faz a opção pelo curso e concorre no SiSU. Para 2013, são destinadas 1.190 vagas.
Fonte: Tribuna do Norte
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]