Educação nos ajuda a viver mais tempo, dizem estudos

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 07h45min

Tag(s): Educação



Os motivos que um estudante pode apresentar para fazer um curso superior são diversos. Ele pode afirmar que deseja melhores oportunidades no mercado de trabalho, que a profissão escolhida exige um diploma superior ou dizer simplesmente que é o que seus pais esperam que ele faça, entre outras justificativas. Todas são válidas e muito comuns. Porém, algo que você provavelmente nunca irá escutar é: estudar ajuda a viver mais tempo.
Por mais peculiar que esse motivo possa parecer, diversos estudos comprovam que pessoas com nível superior de escolaridade vivem mais. A longevidade, aliás, aumenta gradativamente conforme o nível de escolaridade dos indivíduos.
Em 2011, um instituto oficial do governo norte-americano divulgou os resultados de um estudo que acompanhou pessoas de 1996 a 2006 na idade de 25 anos analisando suas expectativas de vida de acordo com a escolaridade. Ao comparar homens e mulheres, aquelas que, em 2006, possuíam um bacharel ou outra certificação superior poderiam viver mais de 10 anos do que os homens sem diploma de ensino médio em 1996.
De acordo com outra pesquisa, os norte-americanos com educação em nível inferior ao ensino médio possuem expectativas de vida similares aos adultos da década de 1950 e 1960.
Outros fatores que influenciam na saúde e, portanto, na longevidade, são as escolhas de alimentação diária e o acesso a assistência médica. Indicadores mostram que indivíduos com nível de escolaridade menor que o ensino médio são mais obesos e costumam fumar mais.
Se não estava claro, agora você pode entender melhor por que a educação é tão importante para seu desenvolvimento, saúde e tempo de vida. Aproveite as vantagens do aprendizado para viver com qualidade e boas expectativas. Que tal começar já: mais de 700 livros estão disponíveis para download de graça. Faça o seu!
Fonte: Universia Brasil
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]