Capes recebe delegação de reitores de universidades norte-americanas

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 10h17min

Tag(s): SBPC



 A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebeu nesta segunda-feira (12), em Brasília, a presidente da American Association of State Colleges and Universities (Aascu), Muriel Howard, e sua delegação, composta de oito reitores de universidades e três conselheiros.

O grupo foi recebido pela diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, que ressaltou a importância do encontro. "É a partir dessa primeira aproximação que começamos a delinear e a conhecer melhor os interesses que temos. Esse é o primeiro passo para uma cooperação de sucesso", afirmou Neddermeyer.

Na ocasião, cada reitor apresentou as principais áreas de atuação de suas instituições, bem como o interesse em participar do programa Ciência sem Fronteiras. Além do recebimento de estudantes brasileiros nas instituições do grupo, na modalidade graduação sanduíche, os representantes das universidades demonstraram interesse em trazer pesquisadores visitantes ao Brasil.

AASCU - A American Associatio of State Colleges and Universities é uma Associação de aproximadamente 420 universidades e instituições de ensino superior norte-americanas. A AASCU promove oportunidades de desenvolvimento profissional para seus membros de uma forma sistemática, visando auxiliá-los no processo de transformação das lideranças em termos de inovação educacional. Fazem parte desta associação instituições de prestígio internacional, a exemplo da University of the District of Columbia e University of Wisconsin. A associação é comprometida com valores como: acesso e inclusão, inovação e liderança.

Ciência sem Fronteiras - Lançado em dezembro de 2011, o programa Ciência sem Fronteiras já concedeu mais de 17 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. A expectativa até o fim deste ano é chegar a 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão. Os editais lançados até o momento selecionaram bolsistas para intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Austrália e Coréia do Sul.

O programa promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação - doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]