Para CNE, novo modelo levará a prática ao ensino médio

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 10h30min

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 Preparar os alunos do ensino médio para o mercado de trabalho, ao ingresso nas universidades e à vida são algumas das principais propostas da Resolução nº 2 do Conselho Nacional da Educação (CNE), segundo o presidente do órgão, José Fernandes Lima.
Ele explica que a resolução do CNE prevê criar uma identidade do ensino médio, desenvolvendo um modelo em que a escola possa preparar o jovem tanto para o mercado de trabalho quanto para o ingresso na universidade - atendendo o pleito de alguns especialistas em educação. A proposta é inibir a evasão dos alunos em sala de aula.
"Nos últimos anos ficávamos discutindo sobre a finalidade do ensino médio, se era para trabalhar ou para entrar na universidade. Hoje em dia não cabe mais esse tipo de discussão, já que o aluno pobre que precisa trabalhar sonha também em manter os estudos", acrescentou.
Lima reconhece, porém, o acentuado déficit de professores qualificados. Para ele, esse problema pode ser resolvido pelo fortalecimento do debate na sociedade sobre o assunto e pelo fomento à formação continuada de professores. "Não é preciso trocar os professores que estão aí. Até porque se forem trocados significaria esperar mais de 50 anos".
Sem querer entrar no mérito das propostas do Ministério da Educação, de integrar as disciplinas do ensino médio - motivo pelo qual gerou uma onda de críticas por parte de cientistas, pesquisadores e acadêmicos - Lima reforça que a resolução CNE prevê a organização dos componentes curriculares em quatro blocos, garantindo a permanência das 13 disciplinas. Serão organizados em Linguagens reunindo as disciplinas de línguas portuguesa, materna para populações indígenas e estrangeira moderna; arte - em suas diferentes linguagens (ciências, plásticas e musical) e educação física. Outro bloco é matemática. Enquanto outro contempla ciências da natureza que reúne biologia, física e química. O outro é ciências humanas que abrangem as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia.

Fonte: SBPC

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