Mast se destaca no Fórum Nacional de Museus

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 10h41min

Tag(s): SBPC



 Maior evento de museus no Brasil chega à sua 5ª edição no estado do Rio de Janeiro. Museu de Astronomia contribui ao discutir formação especializada de profissionais na área.

Entre os dias 19 e 23 de novembro, o Fórum Nacional de Museus (FNM) chegou à sua quinta edição reunindo autoridades, profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes ligados à área de museus e memória para discutir conquistas e desafios do setor para o próximo biênio.

O evento teve como objetivo legitimar as ações da Política Nacional de Museus (PNM), consolidar os trabalhos do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), estimular a criação de redes de informação entre os profissionais do setor, ampliar o intercâmbio entre os profissionais da área e entre os estudantes de museologia e áreas afins, além de divulgar os museus brasileiros.

Nas edições anteriores, realizadas em 2004, 2006, 2008 e 2010, nas cidades de Salvador (BA), Ouro Preto (MG), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), respectivamente, as reuniões do Fórum tiveram papel essencial no processo de desenvolvimento e enraizamento social da Política Nacional de Museus, lançada pelo Ministério da Cultura em 2003.

Com a temática central "40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade", a proposta desta edição foi debater o legado da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada pela Unesco em 1972 e considerada marco no campo da museologia, com repercussões sobre o papel dos museus como agentes de inclusão cultural, afirmação da identidade de grupos sociais, reconhecimento da diversidade e desenvolvimento econômico.

Essa quinta edição contou com a participação especial da ministra da Cultura, Marta Suplicy no dia 22, e pronunciamento ao público em homenagem aos 80 anos do curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pioneiro no Brasil.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) - autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) - e pela Associação Brasileira de Museologia (ABM), o 5º FNM foi realizado no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ), reunindo também representantes da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Conselho Internacional de Museus (ICOM), Comitê Brasileiro do ICOM, além de interessados em geral.

Mast - O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) cumpriu o objetivo de debater conquistas e desafios da museologia para o próximo biênio. Durante o Fórum, Márcio Rangel, pesquisador da Coordenação de Museologia do Mast e professor de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), coordenou um grupo de trabalho (GT) sobre formação, capacitação e pesquisa em museus e museologia.

"A participação do Mast nesse GT está diretamente relacionada ao convênio entre o Museu e a Unirio em relação à pós-graduação em Museologia e Patrimônio, que engloba o mestrado e o único doutorado na área do país, uma vez que a Universidade de São Paulo (USP) possui apenas o mestrado" - justificou Márcio Rangel.

Com a bagagem profissional e de estudos que Márcio Rangel possui, o pesquisador do Mast propôs, durante o GT, uma análise do campo, com foco no acompanhamento das transformações ocorridas nos últimos dez anos na área da museologia e também nos campos de formação, capacitação e pesquisa. O resultado da discussão foi a elaboração de um rico material pelo grupo.

"Após a discussão, analisamos o que ainda poderia ser implementado e melhorado para dar continuidade ao crescimento da área de museologia. Antes das propostas, fizemos um diagnóstico com aspectos bastante positivos em termos de regulamentação, leis e criação de iniciativas que fortaleceram o campo da museologia, entre elas, os cursos de pós-graduação criados no país, com destaque para o convênio entre o Mast e a Unirio, pioneira em 2006; o Mestrado da USP e a criação de outros doze cursos de graduação em todo o Brasil na área de Museologia e Patrimônio" - explicou o pesquisador.

Além dos GTs, o Fórum Nacional de Museus contou com uma variada programação de minicursos, que trouxeram especialistas para debater diversos temas atuais relacionados à área de museus e atrair o interesse do público. Entre os palestrantes, estava presente a museóloga Maíra Freire, chefe do Serviço de Comunicação Social e Atendimento ao Público no Mast.

No minicurso intitulado "Museus e Turismo", a palestrante falou sobre "O legado da Copa do Mundo e Olimpíadas para o setor museal", destacando a necessidade de que os museus possuam infraestrutura adequada e funcionários qualificados para o recebimento de turistas. Ressaltou, ainda, que é preciso conectar o roteiro museológico com outras programações culturais locais.

"O museu é uma instituição forte, que as pessoas desejam conhecer quando viajam. Mas eles precisam estar abertos, incluídos nos guias, serem bem sinalizados, acessíveis" - afirmou Maíra.

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]