Pesquisador da Ufopa descreve nova espécie de inseto

Publicado em 05 de dezembro de 2012 às 11h19min

Tag(s): SBPC

'Paraportanus longispinus', uma nova espécie de cigarrinha oriunda dos estados de Roraima e Amazonas é descrita e ilustrada, bem como uma chave de identificação para as espécies do gênero é fornecida.

O artigo que descreve a nova espécie foi publicado na edição Nº 242 da revista ZooKeys e pode ser lido na página da revista, através do link: http://www.pensoft.net/journals/zookeys/article/3528/description-of-a-new-brazilian-paraportanus-and-key-to-the-species-of-the-genus-insecta-hemiptera-cicadellidae-portanini. O artigo é de autoria de Adenomar Neves de Carvalho, professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

As cigarrinhas são insetos pertencentes à ordem Hemiptera, a terceira maior em número de espécies, e compreendem insetos fitossuccívoros que se alimentam em qualquer parte das plantas vasculares. Devido ao seu hábito alimentar, tais insetos podem tornar-se extremamente danosos às culturas agrícolas pela retirada excessiva de seiva e danos aos tecidos.

Além disso, muitas cigarrinhas são vetoras de organismos fitopatogênicos. Aquelas que se alimentam do líquido xilemático estão associadas à transmissão de diferentes estirpes da bactéria Xyllela fatidiosa, causadora da clorose variegada dos citros.

Em ambientes de floresta, insetos fitófagos estão associados à geração e manutenção da biodiversidade vegetal.

SBPC