Brasil e Canadá abrem primeira edição de workshop de nanotecnologia

Publicado em 10 de dezembro de 2012 às 10h38min

Tag(s): SBPC



 Evento no Ipen reúne representantes da indústria, pesquisadores, estudantes e governo para o debate de novas possibilidades de pesquisas na área.

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (6), em São Paulo, o 1º Workshop Brasil-Canadá de Nanotecnologia. O evento, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), reúne representantes da indústria, pesquisadores, estudantes e governo para o debate de novas possibilidades de pesquisas na área.

Além do Ipen, incluem-se entre as instituições participantes o Waterloo Institute for Nanotechology (WIN), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a convidada norte-americana National Renewable Energy Lab (NREL). O Ipen é uma autarquia estadual associada à Universidade de São Paulo (USP) e gerenciada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Segundo o secretário substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Adalberto Fazzio, o encontro marca o início de uma grande colaboração bilateral que resultará em um novo modelo de tecnologia, que renderá bons frutos para ambos os países.
O representante do governo canadense, Charles Larabie, ressaltou a importância do workshop para o estudo da tecnologia. "O destaque para este encontro não é apenas o que sairá daqui, e sim a discussão em torno de nanotecnologia. Estamos falando de algo que poucas pessoas conhecem, mas que tem o poder de trazer diversos benefícios e avanços para o modo de vida de todos nós", disse.

A mesa de abertura da cerimônia teve também a presença do coordenação-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flávio Plentz; do pesquisador Angelo Mascarenhas, do NREL; e da representante do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE) Helena Gracia.

Mais informações no site do evento: http://www.nanobrasilcanada.com.br/.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]