UFRN realiza aula inaugural do Curso de Iniciação à Docência

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 10h20min

Tag(s): Agecom UFRN



 O Curso de Iniciação à Docência, destinado aos alunos de pós-graduação que vão fazer docência assistida, foi aberto na manhã dessa segunda-feira, 21, às 9h, no auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com a presença da reitora em exercício, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.
A solenidade contou também com as presenças do pró-reitor de Graduação (PROGRAD), professor Alexandre Augusto de Lara Menezes, e da pró-reitora Adjunta de Pós-Graduação (PPG), professora Fernanda Nervo Raffin.
O professor Alexandre Lara destacou a importância do programa, afirmando que “esses cursos são muito importantes para ganhar conhecimento e aprendizado na formação de professores”. Segundo ele, muitos professores têm muito conteúdo, mas desconhecem a forma correta de passar esses conhecimentos para os alunos.
A professora Fernanda Raffin, coordenadora do Curso de Iniciação à Docência, explicou a proposta do programa, informando que ele “foi criado em 2010, com uma resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE)”. O curso, segundo Raffin, é centrado no planejamento e procura apoiar os estudantes no estágio à docência.
“Estabelecemos em 2006, que iríamos melhorar o sistema de pós-graduação, e em 2007, aderimos ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do país (Reuni)”, afirmou. Ela disse que no início foram 307 alunos, no ano passado esse número pulou para 698 estudantes. “Muitos deles retornaram à Universidade agradecendo e afirmando que o curso foi importante para o seu aprendizado”, destacou Raffin.
A vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes afirmou que “esse é o momento especial para nós, que escolhemos a docência como forma de servir à sociedade”. Ela destacou também que o programa trabalha com a integração entre a graduação e pós-graduação.
Esse é o primeiro módulo do Curso de Iniciação à Docência versão 2013, cujo objetivo é desencadear uma reflexão crítica acerca da docência, do processo ensino-aprendizagem e da formação do professor no ensino superior brasileiro, considerando o trinômio ensino, pesquisa e extensão na integração da pós-graduação com a graduação. A carga horária total da capacitação é de 45 horas, divididas em dois módulos. A frequência mínima a ser cumprida pelo estudante é de 75% do curso.
O curso será ministrado de 21 a 25 de janeiro, com encontros teórico-vivenciais no Setor III, Blocos A, B e C, no horário das 14h às 18h. Nos dias 18, 29 e 30 de janeiro, acontecem palestras, oficinas e rodas de conversas. O segundo módulo será oferecido em fevereiro.

Fonte: Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]