Um olhar sob a Educação do Campo

Um olhar sob a Educação do Campo

Entrevista em 07 de junho de 2010

Alessandro Augusto de Azevedo é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (11989), e mestre também em Ciências Sociais pela mesma UFRN, com estudos a cerca do tema ‘Política e Movimentos Sociais’ (1996). Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2006) voltado para ‘Movimentos Sociais e Educação Popular’.
Em 1994, Alessandro Azevedo ingressou no Departamento de Estudos Sociais e Educacionais – Ceres Caicó da UFRN para ministrar as disciplinas ‘Fundamentos Sócio-Econômicos da Educação’ e ‘Filosofia da Educação Brasileira’. Em 2000, passou a compor o quadro de docentes do Departamento de Educação do Campus Central – UFRN, no qual permanece.
Desde seu ingresso, Alessandro Azevedo já esteve à frente da Chefia do Departamento de Estudos Sociais e Educacionais – Ceres Caicó, foi membro do Conselho de Representantes da ADURN e do Conselho de Centro – Ceres Caicó e é, atualmente, Representante da UFRN junto ao Comitê Gestor de Educação do Campo da Secretaria Estadual de Educação. Além disso, coordena o curso de Pedagogia da Terra – curso de nível superior realizado pela UFRN em convênio com o Incra – direcionado para assentados da reforma agrária.
Ainda ministrando a disciplina ‘Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação’ e algumas outras na área de Educação de Jovens e Adultos, o professor atua também no âmbito da pesquisa e extensão. Como coordenador do Grupo de Pesquisa TRAMSE (Trabalho, Reforma Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo), Alessandro desenvolve, junto aos estudantes do curso de Pedagogia da Terra, um estudo sobre a realidade educacional dos assentados. De acordo com o professor, o projeto iniciado em 2009, “está em fase de mapeamento das trajetórias escolares desses estudantes e das condições em que os processos educacionais ocorrem nos assentamentos analisados.”
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]