Novo Curso da UFRN: Ciências Atuariais

Novo Curso da UFRN: Ciências Atuariais

Entrevista em 23 de junho de 2009

Em 2009, a UFRN implantou novos cursos de graduação com os recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, entre eles, o de Ciências Atuariais, coordenado pelo professor Eduardo Henrique Silveira de Araújo que é graduado em Estatística na UFRN, e já projetava a implantação do curso, visto que, o mercado de trabalho para o atuário é vasto e inexplorado.
Eduardo Henrique de Araújo foi nomeado presidente da comissão responsável para criar o curso, que segue os moldes do existente na UFRJ, considerado o melhor do país. A estrutura do curso de Ciências Atuariais foi concebida para atender as demandas da indústria, do comercio e do governo. Sua grade curricular é composta por 40% de disciplinas da área da estatística e demografia, 40% de conhecimentos atuariais, 10% de matemática e informática e 10% em economia, contabilidade e direito.
O professor explica que o atuário é o profissional especializado para analisar e calcular riscos e probabilidades, sejam eles associados diretamente ao ser humano, como risco de acidentes ou questões relativas aos planos de previdência, quanto a bens materiais, como seguro de veículos, casas ou jóias. Além disso, o atuário pode trabalhar com análises financeiras e estudos de precificação.
De acordo com Eduardo, o mercado de trabalho para o atuário está em crescimento em todo o Brasil. “Por enquanto, os principais contratantes são as seguradoras e os bancos. Em breve, o governo federal deve abrir um concurso público para o preenchimento de mais de 280 vagas para atuários nas Secretarias de Previdência Complementar, na Previdência Social, na de Seguridade Privada e na Agência Nacional de Saúde”, comenta.
O professor Eduardo faz um balanço positivo deste primeiro semestre do curso de Ciências Atuariais da UFRN. “Nós já tivemos vários palestrantes de outras universidades e do Instituto Brasileiro de Atuários, que vieram conversar com os alunos sobre a formação e o mercado de trabalho. Também conseguimos recursos para a construção de um edifício que irá abrigar salas para seminários, biblioteca e laboratório”, ressalta.
Eduardo confirma a realização, em agosto, da Conferência sobre Previdência Privada. “Estarão presentes, representantes da Petrus, que é a previdência dos funcionários da Petrobras, e da PrevIBA, que administra a previdência dos atuários do país”, finaliza.


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]