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Entrevista em 19 de agosto de 2007
Com licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Rosa Aparecida Pinheiro entrou para o corpo docente da UFRN em 1991, para trabalhar em Currais Novos. Em 1993 fez concurso novamente e veio para o departamento de Educação, no Campus de Natal. Leciona as disciplinas Currículos e Programas e Experiências Educacionais - Jovens e Adultos. Em 1996, concluiu o mestrado em Educação na Universidade Federal da Paraíba com a dissertação “Henrique Castriciano: Educação e Modernização no Limiar do Séc. XX” que resultou em livro publicado em 2005. A professora conta que ao terminar o mestrado não havia outros professores no Departamento de Educação da UFRN que trabalhassem com educação de jovens e adultos, tema estudado por ela. A professora Rosa retomou os trabalhos nessa área e um dos primeiros projetos que participou foi o Programa de Alfabetização Solidária (1997), realizado no interior do Rio Grande do Norte. Ainda em atividade, o programa já atendeu mais de 26 municípios e tem grande importância por envolver professores, alunos da graduação além de proporcionar novos vínculos da UFRN com a comunidade. Rosa Aparecida também trabalhou com educação de adultos junto ao MST, no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O projeto era realizado com o apoio do INCRA e de outros movimentos sociais. Nessa época começou a surgir um trabalho de formação de professores para essa área especificamente. O projeto também envolvia alunos e professores de outras licenciaturas como Biologia, Matemática, História, já que contemplava outros saberes além da alfabetização. A professora também participa do Programa Especial de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa é uma ação integrada do governo estadual e das universidades do Rio Grande do Norte. Durante o projeto são oferecidas capacitações para os professores ministrantes além de realizar subprojetos como as caravanas culturais. Nas caravanas, por exemplo, são feitas pesquisas na área cultural dos municípios participantes o que motiva os alunos atendidos pelo programa. Todos esses projetos contribuíram para a formação da Base de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Práticas Culturais, do Departamento de Educação da UFRN. A base atua em duas frentes: na educação de jovens e adultos e na formação dos professores desta área. Inserido na Base está o projeto “Geração Cidadã”, coordenado por ela, feito em parceria com a prefeitura do Natal, que focaliza seus trabalhos nas zonas Norte e Oeste da cidade. No decorrer do projeto são oferecidos cursos de formação para os alfabetizadores. A professora explica que uma dificuldade de se trabalhar a educação para o público adulto é a formação para esta área, pois atualmente os cursos de Pedagogia ainda são muito voltados para educação infantil. Mas, segundo ela, isto já está mudando e novas disciplinas estão sendo inseridas nos currículos das universidades. Este ano, Rosa Aparecida concluiu seu doutorado em Educação pela UFRN, com estágio na Universidade de Barcelona. A experiência do estágio permitiu que ela observasse uma outra realidade na educação de jovens e adultos que é a educação continuada. A educação continuada é realizada como forma de atualização dos estudos e não voltada para alfabetização, como ainda é feito no Brasil. Sua tese ‘Formação de Educadores de Jovens e Adultos: relação entre saberes na proposição curricular’ deverá ser lançada em livro brevemente.