O ensino na medicina

O ensino na medicina

Entrevista em 04 de novembro de 2007

Formado em Medicina pela UFRN (1976), Ivanildo Cortez de Sousa atuou como professor colaborador da Universidade logo que concluiu a graduação. Morou em Ribeirão Preto durante seis anos, onde concluiu sua Residência Médica (1979) e iniciou o Doutorado em Saúde Coletiva (198NULL), ambos na USP. Além disso, foi Secretário Municipal de Saúde em Touros, quando atuou na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, fez parte do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), e atualmente é professor do Departamento de Medicina Clínica. É responsável pelas disciplinas “Medicina e Arte” e “Introdução a Medicina e a Bioética”. Em 1995, Ivanildo começou a envolver-se com questões voltadas para o ensino em Medicina, quando foi eleito coordenador do curso na UFRN. Ele lembra que nesta época estava em franca discussão nos cursos do país a formação dos profissionais médicos, que levantava a questão de se formar precocemente profissionais com uma visão especializada em detrimento de uma mais ética e humanista. Tendo participado de diversos debates sobre o assunto, ele destaca algumas iniciativas como a Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico - CINAEM e Rede Unida, cujas avaliações culminaram em uma reforma curricular. Novamente na coordenação do curso em 2003, o professor coordenou a implantação do Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina - Promed. Como iniciativa do Ministério da Saúde, o programa tem o objetivo de fortalecer o movimento de mudanças da formação dos profissionais de saúde e, no caso específico, da formação médica. Ivanildo explica que nos últimos anos o setor de saúde brasileiro vem empenhando grandes esforços na tentativa de reorganizar e incentivar a atenção básica, como estratégia privilegiada de substituição do modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar. Nessa perspectiva, reorientar a formação dos médicos, os conhecimentos gerados e os serviços prestados, com ênfase nas mudanças do modelo de atenção à saúde, em especial aquelas voltadas para o fortalecimento da atenção básica, constituía um dos objetivos principais do Promed. Além da coordenação do curso de Medicina, atualmente Ivanildo está comprometido com o Pró-saúde, que também é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem como perspectiva o processo de reorientação da formação profissional integrada ao serviço público de saúde, de maneira a dar respostas às necessidades concretas da população brasileira na formação de recursos humanos, na produção do conhecimento e na prestação de serviços para o fortalecimento do SUS.


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