A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Entrevista em 27 de julho de 2009
A Professora Tereza Neuma de Castro Dantas é graduada em Química, com mestrado em Química Orgânica, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Em 1978, foi contratada pela UFRN como professora visitante e em 1979 seguiu para a França onde fez doutorado em Terceiro Ciclo e de Estado em Química, ambos pelo Institut National Polytechnique de Toulouse.
Ao retornar a Natal, em 1983, Tereza Neuma criou, juntamente com o Professor Afonso Avelino Dantas Neto, a Base de Pesquisa “Tecnologia de Tensoativos e Processos de Separação” na UFRN, que atua de forma interdisciplinar em várias linhas, dentre elas Sistemas Interfaciais, Processos de Separação, Petróleo, Meio Ambiente e Produtos Naturais.
A base de pesquisa tem como objetivo aplicar métodos tensoativos e de sistemas microemulsionados e o desenvolvimento de novos produtos a partir de matérias primas abundantes no nordeste brasileiro. Segundo a professora, a base tem fornecido resultados gratificantes em aplicações industriais, desde a utilização nos processos desenvolvidos até a remediação de resíduos gerados. “Atualmente as grandes empresas buscam o desenvolvimento de novas tecnologias, utilizando os recursos naturais dentro dos princípios de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, disse a pesquisadora.
Além do que já foi citado, a professora exerce atualmente a função de presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás – ABPG e está atuando como Coordenadora Executiva do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos - NUPRAR, de competência regional da Petrobras. Núcleo que engloba dez laboratórios da UFRN e além de desenvolver pesquisa, segundo Tereza “vai ter um fator importante na prestação de serviços da Universidade, já que os laboratórios estão sendo equipados com os mais avançados tipos de equipamentos”.