A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Entrevista em 13 de outubro de 2009
Kenio Costa de Lima é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), onde também cursou o Mestrado em Odontologia Social (1989). Após o mestrado, ingressou no corpo docente da UFRN locado no Departamento de Odontologia. Antes mesmo do estágio probatório, Kenio Costa cursou Doutorado em Ciências – com direcionamento para a área de Microbiologia Oral – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), onde teve a oportunidade de trabalhar no Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva e de atuar como docente na UFRJ e na Universidade Estácio de Sá – RJ. Após o doutorado, foi convidado para participar da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UFRN (CCS) e passou a lecionar disciplinas tanto na Graduação em Odontologia quanto no Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. O pesquisador afirma que “a idéia inicial era colaborar para construir um corpo docentemais interdisciplinar”. Em umperíodo de 12meses – entre os anos de 2008 e o ano atual – Kenio realizou seu Pós-Doutorado em Ciências Básicas na Agência de Saúde Pública deBarcelona, na Catalúnia, comumprojeto específico de doutorado voltado para o idoso – o envelhecimento e a saúde bucal do idoso. Atuou em uma Agência de Pesquisa na qual existe todo um sistema de informações sanitárias, e onde são feitas as intervenções; o que lhe permitiu “participar de intervenções que geram pesquisas, e não de pesquisas que geramintervenções como é o comum”, declarou o professor. Atualmente, Kenio Costa orienta nove alunosmestrandos e/ou doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e do Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, nos quais também leciona cinco disciplinas, que, de acordo com o professor, “têm que ter necessariamente componentes práticos”. Além disso, Kenio Costa desenvolve umprojeto interinstitucional entre a UFRN e a UFRJ de avaliação dos bochechos antimicrobianos no Brasil no qual analisa o conteúdo de álcool e o efeito desse nomeio ambiente oral. Está envolvido também com um trabalho de cooperação a ser realizado entre a UFRN e Agência de Pesquisa na Catalúnia, que trarão para Natal, em março de 2010, um Seminário sobre Desigualdade Sócio-Econômica e Saúde com foco para a situação do Rio grande do Norte. Dentre outros tantos trabalhos de ensino pesquisa e extensão – sempre atrelados à prática e à interdisciplinaridade – Kenio Costa, através da tese de uma aluna aprovada em edital CNPq, realiza um trabalho de atuação na área de saúde bucal junto aos idosos que estão eminstituições emtodo o Brasil. “O Brasil está envelhecendo muito rápido e pouca coisa está sendo feita para que o país se adéqüe a isso, estamos despreparados”, disse KenioCosta.