Saúde Mental, Organização e Gestão de Serviços de Saúde

Saúde Mental, Organização e Gestão de Serviços de Saúde

Entrevista em 01 de fevereiro de 2010

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1974), Maurício Roberto Campelo de Macedo fez seu Mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1982) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Montreal – Canadá (2006).
Antes do Mestrado, Maurício Macedo atuou como médico assistente da Casa das Palmeiras, sob supervisão da Drª Nize da Silveira – precursora de modalidades assistenciais atuais em Saúde Mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). No final da década de 70, ainda no Rio de Janeiro, tornou-se um membro ativo dos movimentos pela Reforma Sanitária e pela Reforma Psiquiátrica no Brasil, que deram origem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao modelo de assistência alternativo ao modelo manicomial.
Em 1978, passou a compor o quadro docente do antigo Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição da UFRN e, em 1989, participou da fundação do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFRN, sendo o seu primeiro diretor. Este núcleo tem um papel importante na interface entre o sistema de saúde e a Universidade.
Além de ter coordenado vários cursos de especialização em Saúde Pública, pesquisas e projetos de extensão, atualmente o professor Maurício é o chefe do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da UFRN, ministrando disciplinas nas graduações de Medicina e de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde.
Sua experiência internacional inclui estágios no sistema de saúde italiano e no canadense, além de ter trabalhado como professor convidado do Departamento de Administração da Saúde da Universidade de Montreal, e como pesquisador convidado do Grupo de Pesquisas Psico-Sociais do Hospital Douglas/Mc Gill University, centro colaborador da OMS, e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Saúde (GRIS) da Universidade de Montreal.
Com trabalhos voltados principalmente para as áreas de “Saúde Mental” e “Organização e Gestão de Serviços de Saúde”, Maurício Macedo desenvolve a pesquisa “Qualidade de Vida e Saúde Mental em Natal”, financiada pela FAPERN, que busca mapear o sofrimento psíquico na população de Natal e suas possíveis associações com a qualidade de vida, contribuindo para as políticas de saúde mental deste município. Além de sua produção em Saúde Coletiva, atuou também como colaborador do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM).


 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]