A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Entrevista em 01 de fevereiro de 2010
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1974), Maurício Roberto Campelo de Macedo fez seu Mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1982) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Montreal – Canadá (2006).
Antes do Mestrado, Maurício Macedo atuou como médico assistente da Casa das Palmeiras, sob supervisão da Drª Nize da Silveira – precursora de modalidades assistenciais atuais em Saúde Mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). No final da década de 70, ainda no Rio de Janeiro, tornou-se um membro ativo dos movimentos pela Reforma Sanitária e pela Reforma Psiquiátrica no Brasil, que deram origem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao modelo de assistência alternativo ao modelo manicomial.
Em 1978, passou a compor o quadro docente do antigo Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição da UFRN e, em 1989, participou da fundação do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFRN, sendo o seu primeiro diretor. Este núcleo tem um papel importante na interface entre o sistema de saúde e a Universidade.
Além de ter coordenado vários cursos de especialização em Saúde Pública, pesquisas e projetos de extensão, atualmente o professor Maurício é o chefe do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da UFRN, ministrando disciplinas nas graduações de Medicina e de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde.
Sua experiência internacional inclui estágios no sistema de saúde italiano e no canadense, além de ter trabalhado como professor convidado do Departamento de Administração da Saúde da Universidade de Montreal, e como pesquisador convidado do Grupo de Pesquisas Psico-Sociais do Hospital Douglas/Mc Gill University, centro colaborador da OMS, e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Saúde (GRIS) da Universidade de Montreal.
Com trabalhos voltados principalmente para as áreas de “Saúde Mental” e “Organização e Gestão de Serviços de Saúde”, Maurício Macedo desenvolve a pesquisa “Qualidade de Vida e Saúde Mental em Natal”, financiada pela FAPERN, que busca mapear o sofrimento psíquico na população de Natal e suas possíveis associações com a qualidade de vida, contribuindo para as políticas de saúde mental deste município. Além de sua produção em Saúde Coletiva, atuou também como colaborador do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM).