A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 09 de setembro de 2021 às 21h22min
Tag(s): Encontro
Durante os dias 09 e 10 de setembro, o ADURN-Sindicato tem realizado o 2º Encontro de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); uma etapa preparatória para o XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que vai acontecer de 03 a 05 de novembro de 2021.
A programação teve início na tarde de hoje (09) com a mesa temática “Carreira docente: Os efeitos da portaria 983 e do ponto eletrônico nas atividades docentes”, disponibilizada no YouTube do ADURN-Sindicato e resumida no texto que pode ser acessado aqui.
Após discussões internas, a segunda mesa temática, intitulada “Orçamento, gestão democrática das IFEs e desafios da Ciência e Tecnologia”, contou com a participação do professor Ênio Pontes, diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação do PROIFES-Federação, e mediação de Dárlio Inácio e Ruthineia Diógenes, diretores do ADURN-Sindicato.
Em sua fala, o professor Ênio relembrou os inúmeros cortes no orçamento destinado à Ciência e Tecnologia (C&T) no país, ocorridos especialmente após o golpe de 2016; abordou a importância desta área para o desenvolvimento da nação; e reforçou que somente a soma de esforços garantirá a liberação integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), "única saída para evitar o apagão da ciência brasileira".
O representante do PROIFES-Federação destacou ainda que “a pandemia evidenciou de maneira muito clara que investir na ciência é questão de sobrevivência. Nós estamos vivendo uma reestruturação global, onde o conhecimento passa a ter maior valor que qualquer outro recurso gerador de valor monetário”.
Ênio Pontes encerrou a sua fala reiterando que a nossa pauta maior neste momento “é a reconstrução da institucionalidade democrática brasileira, de suas instituições educacionais, científicas, culturais e ambientais". Em se tratando especificamente das instituições científicas, o professor enfatizou que elas “precisam ocupar um lugar estratégico dentro do plano político nacional, pois o desenvolvimento econômico e social está atrelado ao desenvolvimento científico e tecnológico.”
A programação do 2º Encontro de Docentes da UFRN segue amanhã com duas novas mesas temáticas - todas elas disponibilizadas ao vivo no canal do YouTube do ADURN-Sindicato - e discussões internas das quais podem participar professores sindicalizados.
A fala completa de Ênio Pontes pode ser acessada no vídeo abaixo:
Acompanhe aqui a programação desta sexta-feira (10):
Convidados(as): Prof. Wellington Duarte (ADURN-Sindicato/PROIFES-Federação) e Profa. Rosangela Gonçalves de Oliveira (Sindiedutec/PROIFES-Federação)
Mediação: Wellington Duarte e Oswaldo Negrão
10h - Organização do movimento sindical frente aos novos desafios.
Convidado: Prof. Victor Rodrigues (Professor do IFPB e diretor do SINTEF/PB)
Mediação: Mercês Fátima e Alex Reinecke