A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 31 de julho de 2024 às 11h14min
Tag(s): Ciência e Tecnologia Conferência PROIFES
Dentre as diversas temáticas postas em diálogo durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (CNCTI) durante a tarde da última terça-feira (30), a importância de aproximar o setor da sociedade e a necessidade de obter mais investimentos para a área de CT&I se destacaram.
Parte da delegação do PROIFES-Federação com a presidenta da CAPES, Denise Pires de Carvalho | Foto: PROIFES-Federação
Para o diretor do ADURN-Sindicato, Darlio Teixeira, que acompanha o evento em Brasília/DF, "esse é um desafio que perpassa também pelo sistema educacional, envolvendo as universidades, institutos federais e todas as instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão do Brasil". O dirigente ressaltou que também é preciso aumentar os investimentos nos fundos setoriais para CT&I, além de fortalecer a discussão sobre o futuro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a mudança de escala no financiamento de CT&I no Brasil. "É bom lembrar aqui que no governo anterior debatemos, enquanto entidades sindicais, os contingenciamentos seguidos desse fundo, que agora tem sido valorizado e debatido pelo Governo com a comunidade acadêmica", afirmou.
O desenvolvimento sustentável, incluindo as energias renováveis, e a inovação para o desenvolvimento social também foram temas pertinentes trazidos para o debate nesta terça (30). Sobre essa temática, o PROIFES-Federação coordenou a atividade do Eixo 3: “Transição energética: as energias renováveis e as vantagens brasileiras”. O diretor de Ciência e Tecnologia da entidade, que também é membro do Conselho consultivo da Conferência, Enio Pontes, foi o responsável pela condução.
Diretor de CT&I do PROIFES-Federação, Enio Pontes, coordena discussão no Eixo 3 da 5ª CNCTI | Foto: PROIFES-Federação
Além dessas pautas, no final do dia os conferencistas participaram da plenária: "Um plano estratégico para o desenvolvimento e a utilização da Inteligência Artificial no país". A 5ª Conferência de Ciência Tecnologia e Inovação tem o objetivo de abordar perspectivas e desafios para a área, contribuindo, sobretudo, para o aprimoramento de políticas públicas, tendo a ciência e a tecnologia como aliadas. O evento, que acontece em Brasília/DF, teve início na manhã da última terça-feira, 30 de julho, e segue até amanhã, quinta-feira, 1 de agosto.
Veja a programação completa aqui.