A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 16 de agosto de 2024 às 15h23min
Tag(s): ADURN Aniversário Exposição
Na última quinta-feira (15), o ADURN-Sindicato deu início às comemorações do seu aniversário com a abertura da exposição fotográfica, ADURN-Sindicato: 45 anos de Lutas e Resistência. O evento aconteceu no Museu Câmara Cascudo e reuniu docentes, ex-dirigentes sindicais e autoridades.
Ex-presidentes/as da entidade se reuniram no evento
A programação da atividade contou com apresentação de duo instrumental composto pelo professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Paulo de Araújo, e pelo músico, Bruno Barros; roda de conversa entre os/as ex-presidentes/as do ADURN-Sindicato; e homenagens.
Em seu discurso de abertura, a diretora do ADURN-Sindicato e curadora da mostra, Vilma Vitor, reforçou a importância do movimento docente na história do Rio Grande do Norte e do Brasil e na defesa da educação. “Aqui [na exposição] estão representadas diferentes fases desse movimento. Eu saúdo os professores que tiveram a coragem de no momento mais duro da ditadura militar, em 1979, fundar uma associação de docentes, em um ato de coragem, pois nossas vidas, inclusive, estavam em risco a qualquer momento”, lembrou.
Diretora do ADURN-Sindicato, Vilma Vitor, foi a responsável pela curadoria da exposição
Durante a roda de conversa, os e as ex-presidentes/as presentes ao evento - Hermano Machado (1979-1981), José Humberto de Araújo (2002-20024), Kênia Beatriz Ferreira Maia (2006-2008), João Bosco Araújo da Costa (2008-2010/ 2010-2012), e Maria Ângela Fernandes Ferreira (2012-2015) - falaram sobre suas experiências à frente da entidade e sobre o legado deixado pelas suas gestões.
Encerrando a roda de conversa, o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, afirmou que os professores e professoras que fazem o movimento sindical devem trazer a informação, a ciência e o conhecimento como suporte fundamental e necessário para fazer a representação docente, especialmente neste momento em que enfrentamos as fake news. “Nós precisamos desses relatos de todos os presidentes e presidentas, pois é esse conjunto de esforços de 45 anos que nos permitem termos a instituição [UFRN] que nós temos hoje, e muitas vezes o professor recém chegado, ele não tem a dimensão de tudo o que já se passou”, disse.
Ao final do evento, a vice-presidenta do ADURN-Sindicato, Isaura Brandão, conduziu o momento reservado para as homenagens. Em sua fala, Isaura reforçou o protagonismo feminino na entidade, refletido nas imagens expostas na mostra e na participação feminina na atual gestão e nas anteriores. Em seguida, a dirigente entregou com o presidente Oswaldo uma simbólica homenagem ao primeiro presidente eleito da ADURN, Hermano Machado, e às familiares da primeira mulher a presidir a entidade, que à época compôs uma diretoria inteiramente feminina, Marlíria Ferreira de Melo Nóbrega (in memorian).
Primeiro presidente do ADURN-Sindicato recebe homenagem das mãos do atual presidente, Oswaldo Negrão
Estiveram na atividade o deputado federal, Fernando Mineiro; o mandato da deputada Divaneide Basílio; o diretor científico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Ricardo Fonseca, representando a Governadora do RN; o diretor do Museu Câmara Cascudo, Olavo Bessa, representando o reitor da UFRN; e o diretor da ATENS/UFRN, Edilson Cosme Tavares.
Familiares da primeira presidenta do ADURN-Sindicato recebem homenagem das mãos da atual vice-presidente, Isaura Brandão
A exposição ADURN-Sindicato: 45 anos de Lutas e Resistência ficará disponível no Museu Câmara Cascudo de terça-feira à sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, até o dia 14 de setembro. Em seguida, deverá passar pelos campi do interior. As datas serão confirmadas em breve. O encerramento da mostra ocorrerá no mês de outubro, durante a festa em comemoração aos 45 anos da entidade e ao dia do professor e da professora.
Exposição estará disponível no Museu Câmara Cascudo até o dia 14 de setembro
Saiba mais sobre a exposição aqui.
Veja aqui mais fotos do evento.