Em Mesa de Negociação Específica, ADURN-Sindicato e PROIFES-Federação defendem reestruturação da carreira do Magistério Federal


Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 16h05min

Tag(s): Carreira EBTT Magistério Superior



O ADURN-Sindicato participou, nesta quinta-feira (22), da Mesa de Negociação de Carreira com o Ministério da Gestão e Inovação e o Ministério da Educação, representado pelo seu tesoureiro, Wellington Duarte, atual presidente do PROIFES-Federação. A reunião teve o objetivo de discutir as propostas de reestruturação das carreiras docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do Magistério Superior (MS). O encontro aconteceu em Brasília. Também presente à capital do Distrito Federal, o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, participou de ato em frente aos Ministérios, durante a reunião. 

Na reunião, o governo federal apresentou três esclarecimentos sobre as propostas enviadas pelo PROIFES-Federação:

  1. Destacou que vai analisar acerca da suspensão de batimento de ponto por parte dos/das docentes do EBTT;
  2. Reconheceu que, de fato, não paga o piso salarial do Magistério Superior para os/as docentes com carga horária de 40h, e alegou que por conta de questões orçamentárias essa problemática não será resolvida no momento;
  3. Afirmou que a igualdade salarial entre os(as) professores(as) do EBTT e Magistério Superior será mantida. 

O presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, destaca que durante todo o encontro a entidade reforçou que “seguirá na defesa da questão laboral do professor como uma base fundamental para o desenvolvimento da nação”; classifica ainda que o momento foi relevante para a manutenção desta premissa e que “a federação vai dialogar com os sindicatos, tendo em vista que o governo federal propôs uma nova reunião para março”. 

O vice-presidente do PROIFES, Flávio Alves, que também acompanhou a reunião, pontua que a federação aguarda que nos próximos encontros o governo federal esclareça os demais pontos propostos pela entidade, além de esclarecimentos sobre o reajuste salarial de 2024, uma vez que foram apresentadas somente as tabelas de 2025 e 2026. 

Os dirigentes concluem que a reunião foi “positiva”, mas que o PROIFES-Federação continuará “a todo custo, defendendo a melhoria da qualidade de vida e de trabalho do professor e da professora”. Veja aqui a proposta completa do PROIFES-Federação para a reestruturação das carreiras dos docentes do Magistério Federal.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]