Comissão de Mobilização do PROIFES reúne-se com congressistas para avançar mesa salarial

Publicado em 26 de agosto de 2015 às 16h19min

Tag(s): Campanha Salarial



Os representantes do PROIFES-Federação que integram a Coordenação Nacional de Mobilização (CNM) reuniram-se com congressistas da Câmara dos Deputados e do Senado nesta terça-feira (25). As reuniões foram pautadas pela dificuldade de negociação salarial entre os docentes das Universidades e dos Institutos e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

A Federação foi representada pela Diretora de Assuntos de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Gilka Silva Pimentel (ADURN-Sindicato); pela Secretária e Diretora de Comunicação, Silvia Maria Leite de Almeida (APUB-Sindicato); pelo presidente Adufg Sindicato, Flávio Alves da Silva; e pelo Diretor da ADUFRGS-Sindical, Vanderlei Carraro.

O primeiro compromisso da tarde foi com a Senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Mais uma vez, os dirigentes da entidade reforçaram a demora de convocatória para a próxima rodada da mesa setorial dos docentes federais da educação. “A última reunião que tivemos foi no dia 24 de julho. Até agora, não temos nenhuma resposta. O que queremos é que o governo organize uma mesa setorial urgente, para que possamos fazer uma consulta nacional. Temos uma pauta específica composta por aumento salarial e reestruturação de carreira e queremos negociar. O governo precisa flexibilizar e oferecer percentual acima da inflação”, afirmou a Diretora Gilka Pimentel.

Para a senadora, as mesas setoriais são fundamentais para avanço das negociações. Fátima se comprometeu a acompanhar o processo e cobrar do MPOG maior agilidade na negociação.

O encontro também contou com a participação de representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA).

Em seguida, a Coordenação Nacional de Mobilização (CNM) dirigiu-se à Câmara dos Deputados para reunião com o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Casa, e com o deputado Jorge Solla (PT-BA). Após explanação dos professores sobre o atual cenário das negociações, Guimarães afirmou que também reforçará a necessidade de mesa setorial em conversa com o ministério.

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]