PROIFES-Federação leva pauta de reivindicações ao Ministério da Educação

Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 16h35min

Tag(s): Reforma da Previdência



O PROIFES-Federação levou ao Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 16, sua carta de apresentação, e uma pauta de reivindicações, em reunião com a secretária executiva do ministério, Maria Helena Guimarães de Castro, em Brasília, Distrito Federal.

Estiveram presentes representando o PROIFES-Federação o presidente, professor Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindicato), o vice-presidente e diretor de comunicação Flávio Silva (ADUFG-Sindicato), o tesoureiro e diretor de aposentadoria e previdência, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-PR), o diretor de relações internacionais e diretor de políticas educacionais, Gil Vicente Figueiredo (ADUFSCar-Sindicato), e o membros do Conselho Deliberativo Lucio Vieira (ADUFRGS-Sindicato) e Roberto dos Santos Silva (Sindproifes), além de Leonardo Monteiro, presidente da ADUFC-Sindicato.   

No ofício entregue ao ministério (acesse aqui), o PROIFES ressalta sua disposição ao diálogo \"franco e honesto, desde que o mesmo se dê de forma recíproca, com disposição do governo de negociar e aceitar as justas e legítimas reivindicações dos docentes federais.\"

Neste sentido, Maria Helena recebeu a pauta de reivindicações, e ressaltou sua disposição e do ministério ao diálogo e debate dos pontos propostos pelo PROIFES. \"Vocês são uma federação integrada pelas pessoas mais qualificadas das universidades e institutos federais, e por isso têm a obrigação de fazer o debate dos temas difíceis. Conto com sua contribuição para uma boa avaliação dos institutos superiores, na maneira de pensarmos o ensino superior para o futuro, a carreira, o financiamento e a obtenção de recursos, além da autonomia plena das universidades e institutos federais, algo que defendo\".

Por sua vez, o presidente do PROIFES, Eduardo Rolim considerou a reunião positiva, no sentido da retomada do diálogo. \"Ainda não houve nenhuma proposta concreta, apenas uma promessa de debater os temas não salariais com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e com a Secretaria de Educação Técnica e Tecnológica (Setec), em agenda a ser marcada em breve. As questões salariais, de acordo com a secretária, serão inicialmente levadas ao ministério do Planejamento.\"

Para o vice-presidente do PROIFES, Flávio Silva, a reunião \"foi extremamente positiva, pois mostrou que o governo está disposto a negociar, e na ocasião o PROIFES pôde explicitar ao ministério todos os avanços já conseguidos em negociações anteriores, e propor as bases de um próximo acordo, promovendo a valorização salarial e de carreira dos docentes de IFES e universidades federais. Foi importante também a sinalização do ministério em realizar em breve um novo encontro, já com alguns encaminhamentos referentes às reivindicações hoje apresentadas.\"

 Pauta de Negociação

Na Pauta de Reivindicação, o PROIFES destaca que \"A Federação, após assinar com o Governo Federal acordos em 2007, 2008, 2011, 2012 e 2015, este último ainda em vigor (Acordo 19/2015 de 02/12/2015), espera que o atual governo mantenha uma prática de diálogo com os docentes, e que abra imediatamente Mesa de Negociação para dar conta da pauta e que se possa chegar a bom termo neste processo, de sorte que o produto deste processo negocial possa ser incluído no Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2018.\"

A Pauta de Negociação apresentada pelo PROIFES-Federação (que você pode acessar aqui) foi dividida em quatro pontos: I. Cumprimento dos pontos pendentes do Acordo 19/2015, firmado pelo PROIFES-Federação com o Governo Federal em 02/12/2015; II. Proposta de reajuste salarial  para a negociação de 2017, a vigorar em janeiro de 2018; III. Continuidade do processo de re-estruturação das Carreiras do MS e do EBTT; IV. Outras demandas.

Acesse aqui o Ofício

Acesse aqui a Pauta de Negociação

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]