Entrevista - José Siqueira

Publicado em 27 de abril de 2010 às 21h06min

Tag(s): Plebiscito



O presidente do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Belo Horizonte e Monte Claros APUBH, José de Siqueira, que esteve em Natal no dia 22 de abril para o debate “Andes-SN x Sindicato Local”, falou em entrevista à ADURN sobre sua participação no CONAE, e sobre o processo de desfiliação do ANDES e constituição em Sindicato Soberano sob o qual passa a APUBH.

ADURN - Como foi a participação na Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010) em Brasília?
José de Siqueira – O CONAE conta com um texto base com cinco eixos temáticos que discutiram um sistema articulado entre Municípios, Estados e Governo Federal para a Educação. O evento tem o objetivo de fazer propostas de adições, suprições ou modificações no texto base dos eixos. As propostas são levadas as plenárias de cada instância e votadas. A contribuição de cada conferência local é levada a instância superior.
Eu percebi que, apesar de ser um processo democrático e construtivo, as conferências não conseguiram fazer com que todas as contribuições em uma instância passassem para a instância superior. As propostas eram colocadas em dois cadernos: o caderno das propostas que foram votadas em cinco ou mais estados, com grande capilaridade; e o caderno que continha as propostas que passaram por quatro ou menos estados. O segundo caderno era mais fino que o primeiro. Isso significa que o processo por mais democrático que fosse, eliminou grande parte das propostas. Desta forma, o evento perdeu conceito de debate e virou palestra. Mesmo assim, a partir deste evento será criado o Plano de Desenvolvimento de Educação, que originará futuramente uma lei.
ADURN - Como aconteceu o processo de desfiliação da APUBH do ANDES?
José de Siqueira - Em maio de 2007, uma assembléia estatutária com quorum qualificado transformou a APUBH em Sindicato. Como um sindicato não se filia a outro, automaticamente ocorreu a desfiliação do ANDES.
ADURN - Varias Associação de Docentes estão se constituindo em Sindicatos Soberanos, como o senhor avalia esse processo?
José de Siqueira - O Sistema de Sindicato Nacional do ANDES esgotou-se. Este é um processo histórico e irreversível, pois o processo de representação que a ANDES oferece não satisfaz mais os anseios dos professores.
ADURN - A ADURN realizará nos dias 28 e 29 um plebiscito para decidir a desfiliação do ANDES. O que o Senhor diria aos associados da ADURN?
José de Siqueira - Eu digo que o destino da representação sindical dos professores da UFRN depende exclusivamente deles, e não de uma gestão nacional, de partidos políticos e de centrais sindicais.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]